segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Ciúmes - O grande vilão das relações


Muitas vezes quando pensamos já ter vivido o suficiente para levitar e só viver o melhor do amor... ele chega e estraga tudo.

Chega sem ser convidado e vai se apoderando da relação. Nunca permito que ele se plante, que faça morada, porque para mim ele é um vilão, um intruso onde o amor está imperando, a confiança morando e a paz reinando não tem espaço para ele.

Porém, essa sensação para alguns é aterrorizante e então por não se acharem merecedores da plenitude da felicidade, permitem que ele, o CIÚME se aproxime e ele com maestria se chega, invade e acaba com toda leveza da relação ... só deixando espaço para asperezas, tristeza e, principalmente, para o arrependimento.

Que pena que quando pensamos encontrar o diferente, oque nos faz suspirar o que nos permite sonhar.. nos esbarramos na mesmice, no ser igual a todos...

Refletindo sobre esse sentimento perverso que é o ciúme achei esse texto que vou compartilhar aqui agora. Para  que eu mesma sempre possa reler e perceber que as relações poderiam sim, ser bem mais sucedidas se ao invés dele fosse colocado amor e confiança.

5 coisas que você precisa saber sobre o ciúme


1) O ciúme se sobrepõe à felicidade

O ciúme passa por cima da felicidade toda vez que você escolhe fazer dele o sentimento presente na relação. É incoerente, já que os relacionamentos existem para nos fazer felizes e nossa intenção em relação a eles deveria ser construir sentimentos que favorecem a felicidade. O ciúme te faz ver o relacionamento como algo pelo qual você precisa lutar bravamente o tempo todo, praticamente um obstáculo à sua felicidade, quando, na verdade, o propósito do namoro, do casamento, da amizade, da família ou de qualquer outra relação deveria ser trazer paz, alegria e conforto, não tormento. O ciúme faz você desperdiçar as chances de viver bons momentos e amar. Acha que vale a pena? O ciúme não te leva a nenhum lugar feliz. Se um relacionamento não faz as pessoas envolvidas felizes, qual é então a sua finalidade?

2) O ciúme não é uma ferramenta de controle humano

Se você acha que consegue usar o ciúme para controlar a vida de alguém, está se iludindo. Pessoas não são controláveis, e quem você vê como “controlado” pode mudar a qualquer momento. Ninguém está sob seu controle e é preciso aceitar isto para não transformar a relação em uma neurose permanente. Você sabe disso, mas prefere ignorar para ter a segurança ilusória que o ciúme te dá. Saiba que, enquanto se sente satisfeito por achar que está tudo do jeito que você quer, seu ciúme sufoca o outro. E quem se sente sufocado sofre sempre a reação: vontade de sair de onde está, de fugir e se livrar desta situação de aprisionamento.
3) O resultado do ciúme é sempre o mesmo: arrependimento
Porque depois que tudo passa você quase sempre descobre que exagerou, mas não pode mais apagar as brigas e a tristeza causada, nem reverter o afastamento da pessoa que sofreu com o seu ciúme. Você se arrepende porque percebe que tinha muito mais motivos para ser feliz do que para se agarrar a este sentimento destrutivo. Quando isso acontece, você finalmente aprende. Mas, infelizmente, pode ser tarde.
4) O problema do ciúme está em você
Se você pensa que a sua falta de confiança é culpa do outro, está enganado. O seu ciúme é causado por você e mais ninguém. Existem duas possibilidades: ou você escolheu estar nesta relação sabendo que não poderia confiar ou você está criando problemas desnecessários. Se o seu ciúme deriva do medo de ser trocado ou substituído, o problema está na sua insegurança ou incapacidade de confiar. Seja qual for o motivo do ciúme, a origem dele está nas suas escolhas, atitudes e pensamentos. É você quem precisa resolver estas dificuldades.

5) Ciúme não é prova de amor

Há quem diga quem quem ama de verdade sente ciúmes. É verdade que nem todo ciúme é prejudicial, muitas vezes ele não passa de uma vontade de chamar a atenção, o que não é necessariamente sempre ruim. O problema é que existem ciumentos que usam esta afirmação como justificativa quando suas atitudes passam dos limites, dizendo que é uma “prova de amor”. Ciúme não é prova de amor. Respeito, carinho, atenção, companheirismo e confiança são. Se você realmente quer demonstrar seu amor, pare de usar todos os seus esforços para controlar os outros e esforce-se para conquistá-los e fazer com que queiram estar com você.

créditos: https://www.contioutra.com/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-o-ciume/





segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Ressignificar



"O destino pode até ser o mesmo, mas o caminho diferente pode nos reservar uma grata surpresa"

Ressignificar é a palavra sempre repetida por aquela pessoa que tem sempre os melhores conselhos na ponta da língua e que a gente sabe que vem do coração, por isso é que nos tocam tão profundamente. É verbo transitivo direto e indireto com um significado que não cabe em si. Na prática, é a nossa aptidão inata de encarar as situações que parecem complicadas de uma maneira mais simples. Ressignificar é sair da nossa zona de conforto, dos lugares já conhecidos. Aqueles lugares que a nossa mente já decorou o caminho.
É dar um novo significado à sua vida e àquilo que já estava formatado em nossa mente, seja por valores e crenças pessoais ou por pela nossa própria dificuldade em aceitar o novo. É olhar com novos olhos uma mesma situação. É mudar o rumo, se preciso for. Que essa palavra seja a bússola que irá me conduzir em busca dos meus sonhos a partir de agora.
Que eu sonhe tão alto quanto for possível, que mude de rumo e até de sonhos quantas vezes for preciso, mas que nunca desista de ser quem eu sou por nada e nem por ninguém nesse mundo. É hora de ressignificar!

( O Segredo)