domingo, 27 de junho de 2010

...

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.
Clarice Lispector

Só se aprende escrever, escrevendo...


"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"
Clarice Lispector

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa do mundo - África do Sul - 2010


Estamos em casa, eu, Artur, Dante, Marianna e mãe. Eu, Artur e Dante caracterizados de brasileiros, vestidos com as camisas da seleção. Marianna, na cama, lê Martha Medeiros, mãe resolveu descer para o Playground com Dante que estava inquieto. Eu e Artur ficamos torcendo para o Brasil. Quer dizer, eu resolvi vir para o computador e Artur insiste em me chamar a atenção para os vários lances dos jogadores, para os cartões amarelos que o árbitro resolveu dar hoje. Bom pelo menos os cartões são amarelos, cor canarinho das camisas do Brasil, isso de alguma forma deve ser um bom sinal, tomara que traga sorte. Ah! o tal do Galvão Bueno não cansa de repetir que Robinho está no banco de reservas.. ok.. todo mundo já sabe que Dunga não o convocou... várias conjecturas - por que sérá que Dunga não o escalou??... Minha resposta, bem RH, "é tudo estratégia de Dunga". Será?
Enfim, terminou o primeiro tempo e o placar é 0 X 0, Brasil e Portugal.

Estou com calor, aqui nesta época aqi no nordeste chove mas não faz frio. Tomamos tres latinhas de cerveja, quer dizer eu devo ter tomado, Artur apenas uns goles... Daqui a pouco vamos sair para almoçar e não podemos exagerar.. vamos dirigir, ou melhor, vamos conduzir nossa família e como já sabemos, bebida e direção não combinam.

Enfim.. só passei por aqui para registrar o momento Copa do Mundo, na África do Sul.
Boa sorte para o Brasil, sabemos que ele já está classificado para as quarta de final..mas é sempre bom vencer.. por isso... vamos lá Brasil... vamos vencer esse jogo e comemorar!

BRASIL!

terça-feira, 22 de junho de 2010

"Cada um tem aquilo que merece"


Sabe aquele dia em que você preferia não ter acordado naquela hora, para atender àquele compromisso, não queria ter que ver áquelas pessoas para resolver aquele problema...Na verdade você queria acordar achando que todas as sensações que estava sentindo fossem de um pesadelo... e então descobre que não foi, descobre que só quem passou foi a noite... só o que mudou foi o calendário. Seus problemas? Suas angustias? Infelizmente elas continuam ali... parece até que nem adormeceram com vc.. ficaram de prontidão só esperando vc abrir os olhos para o novo dia para elas te gritarem: Olha a gente aqui!!!
É a vida é assim mesmo...Nos prega umas peças de vez em quando.... Parece que quando tudo anda muito ameno, tranquilo ela resolve te dar uma sacudida, te faz parar para refletir...
Não, você não é o único que tem problemas! Ah..disso vc já sabia. O que vc não sabia é que num piscar de olhos faria parte daquela maioria terrível de pessoas que acham que não precisavam estar passando por isso ou por aquilo, ou que não mereciam estar passando por algum perrengue enorme... Lamento dizer, mas.. até para meus próprios perrengues eu costumo repetir...."Cada um tem aquilo que merece". Em algum momento de sua vida você irá compreender o que está passando ou penando...e então tudo ficará mais claro. Só lembro uma coisa, é preciso ter muita calma e, principalmente, muita paciência para resolver e aceitar os problemas, porque no final, no final tudo dá certo.

Bom, a noite chegou, fim de mais um dia... Hoje, tentei resolver alguns perrengues, aqueles que não dormiram na noite passada... Vou procurar me concentrar no sono de hoje para que, quem sabe, talvez, consiga embalar em sono profundo as angustias e as frustrações do dia de hoje e descansar meu corpo da longa jornada de hoje.

Orar, vigiar e acreditar.

Durmo em paz comigo e com a minha consciência.

Se Deus é por mim, quem será contra mim.

Boa noite,

FÉ - NUNCA PODE FALTAR!

domingo, 20 de junho de 2010

Os Pais - Gilberto Gil

Os pais - Gilberto Gil/Jorge Mautner

Os PaisGilberto Gil

Os pais os pais
Estão preocupados demais
Com medo que seus filhos caiam nas mãos dos narco-marginais!
Ou então na mão dos molestadores sexuais
E no entanto ao mesmo tempo são a favor das liberdades atuais!

Por isso não acham nada demais
Na semi-nudez de todos os carnavais
E na beleza estonteante e tão natural
Da moça que expressa no andar provocante
A força ondulante da sua moral
Amor flutuante acima do bem e do mal

Os pais os pais
Estão preocupados demais
Com medo que seus filhos caiam nas mãos dos narco-marginais!
Ou então na mão dos molestadores sexuais
E no entanto ao mesmo tempo são a favor das liberdades atuais!

Por isso não podem fugir do problema
Maior liberdade ou maior repressão
Dilema central dessa tal de civilização
Aqui no Brasil sob o sol de Ipanema
Na tela do cinema transcendental
Mantem-se a moral por um fio
Um fio dental!

sábado, 19 de junho de 2010

Reeditar - fazer nova edição de


A vida é única e intransferível.
A nossa vida é contada por nós mesmos todos os dias ...
Não sabemos exatamente como será o dia de amanhã, mas já o contamos como certo, porque já escrevemos a página do dia seguinte, sem ao menos termos terminado de viver a página de hoje. Acredito que só nós, seres humanos, temos a capacidade de se reinventar, de se reeditar.
Se amanhã a vida que traçamos não funcionar, escrevemos outro capitulo e rapidamente começamos a fazer arranjos, adaptações e adequações para não parar de escrever o próximo passo a seguir.
Muitas pessoas não conseguem, é verdade.Reeditar a própria vida exige que tenhamos a sabedoria de aceitar as mudanças. Mudanças de planos, de vida, de casa, de trabalho, de religião, de cor dos cabelos, de opinião, enfim, nos exige muito mais do que estamos acostumados a escrever...
Não pedimos um co-Autor ( "co" no nossa nossa profunda ignorância,mas isso é tema para outra discussão) para ajudar a escrever nossas páginas, entretanto, quando precisamos nos reeditar esse co-Autor auxiliar surge do nada, e nos diz como ficaria melhor as nossas próximas páginas. E também a essa mudança, de atitude, precisamos estar preparados. Mudar. Fazer diferente.

Voce pode estar pensando, e se eu não quiser reeditar minha vida? Ótimo. Melhor para você. Continue acreditando que sua história está sendo escrita e editada apenas por você. Continue inerte. Conforme-se.
Sua história, se assim você acredita, está sendo dia-a-dia, escrita pelo acaso.
Como diz na letra da música dos Titãs: " O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído!" Se você prefere andar distraido, achando que isso vai te proteger da vida, de suas páginas, capítulos.....isso é um problema seu.
Distraido, tropeçamos, não enxergamos, nao nos fazemos notar e nem notamos... Distraido a vida passa..como um rascunho.... no fim vai te restar uma bela frase, um epitáfio a única coisa passada à limpo.

Reeditar a vida, no meu modo de pensar a vida, é uma ação diária.
Durmo uma pessoa acordo outra. Hoje, vou dormir uma mulher de 42 anos, preocupada, angustiada e por vários motivos desnecessários decepcionada. Durmo com algumas rugas, alguns cabelos brancos, com um nó na garganta que insisto em abafar, durmo sem tesão, sem emoção... Durmo, esse é o pensamento, mas nas páginas da minha vida, as que ainda não escrevi para mais tarde... durmir seria uma solução, porém, nas linhas que não escrevo, o sono, acalanto dos angustiados, não me fará companhia, porque escolhi, me preocupar.
A não ser que, pensando em reeditar minha vida, primeiro eu preciso fortalecer minha fé. Só assim, poderei tranquilizar o meu coração, entregar meus problemas para quem poderá resolvê-lo na calada da noite, orar a Cristo para que dê o tratamento a todas as minhas angústias e lembrar das razões que tenho para ser feliz... Só assim, acreditanto no meu co-autor maior, poderei escrever outras linhas para minha vida, só assim é que poderei me entregar as delicias do sono e repousar meu corpo, porque esse - o corpo- não tem jeito, vai amanhecer mais velho, com algumas rugas novas, outros tantos cabelos brancos, mas renovado, reeditado.
Boa noite, fiquem com Deus.

A vida ( Mario Quintana)


A VIDA

"A vida são deveres que nós trouxemos pra fazer em casa.


Quando se vê já são seis horas!


Quando se vê, já é sexta-feira...


Quando se vê, já terminou o ano...


Quando se vê, passaram-se 50 anos!


Agora, é tarde demais para ser reprovado... Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas...Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais..."

Paciência...


"O tempo ensina todas as coisas àquele que vive para sempre, mas não tenho o luxo da eternidade. Contudo, dentro do tempo que foi concedido, vejo-me na obrigação de praticar a paciência, pois a natureza jamais age apressadamente."(Mandino)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sem remédio?


SEM REMÉDIO

Aqueles que me têm muito amor
Não sabem o que sinto e o que sou...
Não sabem que passou, um dia, a Dor
À minha porta e, nesse dia, entrou.

E é desde então que eu sinto este pavor,
Este frio que anda em mim, e que gelou
O que de bom me deu Nosso Senhor!
Se eu nem sei por onde ando e onde vou!!

Sinto os passos da Dor, essa cadência
Que é já tortura infinda, que é demência!
Que é já vontade doida de gritar!

E é sempre a mesma mágoa, o mesmo tédio.
A mesma angústia funda, sem remédio,
Andando atrás de mim, sem me largar!

Florbela Espanca

Meu mundo

...
"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!»

"Estou cansada, cada vez mais incompreendida e insatisfeita comigo, com a vida e com os outros. Diz-me, porque não nasci igual aos outros, sem dúvidas, sem desejos de impossível? E é isso que me traz sempre desvairada, incompatível com a vida que toda a gente vive...»


Florbela Espanca

Fases, faces e idades

Vivendo as fases da vida, descubro que preciso ter mil faces para encarar as diferenças de idades. Confuso? Confuso não complexo, é assim que vejo a situação que me encontro hoje como mãe.
Como todos sabem tenho uma filha de 21 anos e até outro dia achei que tudo estava sobre controle. Filha bem encaminhada como diziam os antigos. Acreditei que todas as conversas, todos os discursos maternais, toda a experiência tivesse trilhado o caminho tanto meu quanto o de minha filha.. ai de repente, percebemos que está tudo zerado, que vamos precisar recriar, refazer e, principalemente, reprocessar tudo que você sabe e tudo que ensinou. Estou assim, crua. Minha filha está solteira, é universitária e sempre julguei-a responsável de acordo com a idade que tem....
Ai você percebe que não é tão simples assim. Filhos são filhos para sempre e sempre de alguma forma vão encontrar um jeito para deixar pais e mães preocupados.
Quem merece a esta altura do campeonato ter que opnar nas escolhas dos amigos de sua filha? Essa pessoa serve, essa não serve, essa é boa influência, essa nem tanto. Princípio básico: julgar. Exercício que me recuso a praticar. Entretanto, quando o assunto é "sua" filha, a coisa é bem diferente. Ninguém vai querer que falem mal de sua filham, que a julguem pelas comanhias que anda,pelas amizades que escolhe. Outro dia uma conhecida comentou perplexa que tinha visto uma menina igual a minha filha junto com algumas meninas de "má" indole no bairro, e ela fez aquela cara de que tinha certeza que não poderia ser minha filha - mas como parecia! Dai, vc se pergunta... e agora defendo ou acuso? Calei-me.
Fico indignada com essa situação. A vontade que ´tenho é de usar a autoridade de mãe e proibir - e dai! Onde está a garantia de que minha ordem será cumprida?
E se não for? Qual é o próximo passo? Alguém pode me dizer?
Conversar, conversas, conselhos... fiz tudo isso.
Agora, parto para a espera.
Parto para Deus e peço que Ele me ajude e guie os passos da minha filha.
Peço para que tenha uma decepção com esses amigos "mal vistos" e retome sua rotina de boa moça.
Bom, nas faces e fases estou atravessando com minha idade.. me preparando para daqui a 20 anos... estar escrevendo sobre meu caçula outras palavras, outras fases e faces, porque idade essa vai estar bem avançada e espero ter ainda um pouquinho de paciência e sabedoria para contornar a situação.
É isso!