terça-feira, 8 de junho de 2010

Fases, faces e idades

Vivendo as fases da vida, descubro que preciso ter mil faces para encarar as diferenças de idades. Confuso? Confuso não complexo, é assim que vejo a situação que me encontro hoje como mãe.
Como todos sabem tenho uma filha de 21 anos e até outro dia achei que tudo estava sobre controle. Filha bem encaminhada como diziam os antigos. Acreditei que todas as conversas, todos os discursos maternais, toda a experiência tivesse trilhado o caminho tanto meu quanto o de minha filha.. ai de repente, percebemos que está tudo zerado, que vamos precisar recriar, refazer e, principalemente, reprocessar tudo que você sabe e tudo que ensinou. Estou assim, crua. Minha filha está solteira, é universitária e sempre julguei-a responsável de acordo com a idade que tem....
Ai você percebe que não é tão simples assim. Filhos são filhos para sempre e sempre de alguma forma vão encontrar um jeito para deixar pais e mães preocupados.
Quem merece a esta altura do campeonato ter que opnar nas escolhas dos amigos de sua filha? Essa pessoa serve, essa não serve, essa é boa influência, essa nem tanto. Princípio básico: julgar. Exercício que me recuso a praticar. Entretanto, quando o assunto é "sua" filha, a coisa é bem diferente. Ninguém vai querer que falem mal de sua filham, que a julguem pelas comanhias que anda,pelas amizades que escolhe. Outro dia uma conhecida comentou perplexa que tinha visto uma menina igual a minha filha junto com algumas meninas de "má" indole no bairro, e ela fez aquela cara de que tinha certeza que não poderia ser minha filha - mas como parecia! Dai, vc se pergunta... e agora defendo ou acuso? Calei-me.
Fico indignada com essa situação. A vontade que ´tenho é de usar a autoridade de mãe e proibir - e dai! Onde está a garantia de que minha ordem será cumprida?
E se não for? Qual é o próximo passo? Alguém pode me dizer?
Conversar, conversas, conselhos... fiz tudo isso.
Agora, parto para a espera.
Parto para Deus e peço que Ele me ajude e guie os passos da minha filha.
Peço para que tenha uma decepção com esses amigos "mal vistos" e retome sua rotina de boa moça.
Bom, nas faces e fases estou atravessando com minha idade.. me preparando para daqui a 20 anos... estar escrevendo sobre meu caçula outras palavras, outras fases e faces, porque idade essa vai estar bem avançada e espero ter ainda um pouquinho de paciência e sabedoria para contornar a situação.
É isso!

Nenhum comentário: