sábado, 19 de junho de 2010

Reeditar - fazer nova edição de


A vida é única e intransferível.
A nossa vida é contada por nós mesmos todos os dias ...
Não sabemos exatamente como será o dia de amanhã, mas já o contamos como certo, porque já escrevemos a página do dia seguinte, sem ao menos termos terminado de viver a página de hoje. Acredito que só nós, seres humanos, temos a capacidade de se reinventar, de se reeditar.
Se amanhã a vida que traçamos não funcionar, escrevemos outro capitulo e rapidamente começamos a fazer arranjos, adaptações e adequações para não parar de escrever o próximo passo a seguir.
Muitas pessoas não conseguem, é verdade.Reeditar a própria vida exige que tenhamos a sabedoria de aceitar as mudanças. Mudanças de planos, de vida, de casa, de trabalho, de religião, de cor dos cabelos, de opinião, enfim, nos exige muito mais do que estamos acostumados a escrever...
Não pedimos um co-Autor ( "co" no nossa nossa profunda ignorância,mas isso é tema para outra discussão) para ajudar a escrever nossas páginas, entretanto, quando precisamos nos reeditar esse co-Autor auxiliar surge do nada, e nos diz como ficaria melhor as nossas próximas páginas. E também a essa mudança, de atitude, precisamos estar preparados. Mudar. Fazer diferente.

Voce pode estar pensando, e se eu não quiser reeditar minha vida? Ótimo. Melhor para você. Continue acreditando que sua história está sendo escrita e editada apenas por você. Continue inerte. Conforme-se.
Sua história, se assim você acredita, está sendo dia-a-dia, escrita pelo acaso.
Como diz na letra da música dos Titãs: " O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído!" Se você prefere andar distraido, achando que isso vai te proteger da vida, de suas páginas, capítulos.....isso é um problema seu.
Distraido, tropeçamos, não enxergamos, nao nos fazemos notar e nem notamos... Distraido a vida passa..como um rascunho.... no fim vai te restar uma bela frase, um epitáfio a única coisa passada à limpo.

Reeditar a vida, no meu modo de pensar a vida, é uma ação diária.
Durmo uma pessoa acordo outra. Hoje, vou dormir uma mulher de 42 anos, preocupada, angustiada e por vários motivos desnecessários decepcionada. Durmo com algumas rugas, alguns cabelos brancos, com um nó na garganta que insisto em abafar, durmo sem tesão, sem emoção... Durmo, esse é o pensamento, mas nas páginas da minha vida, as que ainda não escrevi para mais tarde... durmir seria uma solução, porém, nas linhas que não escrevo, o sono, acalanto dos angustiados, não me fará companhia, porque escolhi, me preocupar.
A não ser que, pensando em reeditar minha vida, primeiro eu preciso fortalecer minha fé. Só assim, poderei tranquilizar o meu coração, entregar meus problemas para quem poderá resolvê-lo na calada da noite, orar a Cristo para que dê o tratamento a todas as minhas angústias e lembrar das razões que tenho para ser feliz... Só assim, acreditanto no meu co-autor maior, poderei escrever outras linhas para minha vida, só assim é que poderei me entregar as delicias do sono e repousar meu corpo, porque esse - o corpo- não tem jeito, vai amanhecer mais velho, com algumas rugas novas, outros tantos cabelos brancos, mas renovado, reeditado.
Boa noite, fiquem com Deus.

Nenhum comentário: