terça-feira, 13 de maio de 2014

Resiliência x Perdas

Resiliência x Perdas

Resiliência é um termo da engenharia e significa a capacidade de uma ponte suportar as chuvas, o sol, o vento, sem cair nem rachar. Esse termo se encaixou muito bem no comportamento, pessoas com capacidade de lidar bem com as intempéries da vida, com as perdas são as pessoas resilientes.
Resiliência pode ser desenvolvida tanto no dia a dia, na vida, mas quando a pessoa percebe que sozinha não está dando conta, existe o psicólogo pra isso. Existe a terapia pra te dar apoio, para te ensinar a ser forte e não quebrar quando coisas fortes acontecem na sua vida.



A capacidade de ser resiliente não é um comportamento muito comum entre as pessoas atualmente. As perdas, os sofrimentos, as doenças e outras fatalidades da vida transformam a fé, o humor e o comportamento de todos aqueles que não possuem "resiliência".  Capacidade de encarar de frente os problemas e enfrenta-los ao invés de ficarem se lamentando.

O lamento e a auto piedade o transformam o individuo em vítima e essa condição é mais confortável para aqueles que se escondem e se acovardam diante de uma situação de estresse.
As pontes resistem porque são de concreto! Pode ser. Natural que algumas pessoas aleguem que resiliência deveria ficar só no campo da engenharia mesmo. Mas, se pensarmos na matemática que é construir uma ponte, manter uma ponte suspensa, segura, firme e atendendo aos seus propósitos, ai sim poderíamos dar créditos apenas à engenharia. Analogicamente na vida a matemática é igual ou mais complexa ainda. Entretanto, na vida não existe a possibilidade de rascunharmos, de calcularmos com precisão a segurança de nossas decisões, a certeza de nossa estabilidade, e tampouco a garantia de que não desmoronaremos.... Na vida, sabemos o que está sob nossos pés, jamais o que virá pela frente. A ponte tem dois lados estáveis e previsíveis, na vida podemos planejar e calcular alguns passos, porém nada nos dá garantia de que aquilo que planejamos será alcançado e é justamente nessa hora que precisamos ser resilientes, quando não sabemos o que está por vir. Devemos estar na vida prontos para aceitas as diversidades, as separações, a saudade, a dor de amor e outras emoções e sentimentos que a vida nos proporciona diariamente. Se pensarmos bem a natureza nos ensina desde que somos pequenos a conviver com os reveses da nossa existência. Deixamos o útero quente e confortável de nossa mãe para encararmos um mundo completamente novo. Aprendemos a mamar e temos o aconchego e proteção de nossos pais. Logo depois somos ensinados que deveremos nos virar sozinhos. Deixamos a infância para trás e, percorremos antes mesmo de lamentarmos,  os impulsos e arroubos da juventude fase em que naturalmente vamos perdendo mais e mais coisas, condições e sentimentos. Na idade adulta já temos consciência de que perderemos nossos pais pela trajetória da natureza,  que se tivermos filhos os perderemos para o mundo, para a vida. Saberemos que uma hora iremos deixar nosso trabalho e nos aposentarmos, sabemos que nossos amigos seguirão, cada um, seu destino.... e sabemos que os amores, ah os amores, uns chegarão,  alguns ficarão e outros partirão.... Nem mesmo com toda essa certeza nos preparamos...
Sinto muito pelas pessoas descrentes da vida. Descrentes da natureza e que acreditam que de alguma forma conseguirão driblar as "tempestades" sem vivenciá-las e que acham que continuarão seguindo sem se vergar, sem se render e sem saber como se faz para ser feliz! Porque a felicidade está no caminho que percorremos até chegarmos a qualquer parte que desejarmos.

Mesmo na terra aparentemente infértil e seca se uma flor resolver nascer. Ela nasce. Porque a natureza é mágica e sábia, só os tolos a ignoram. Se alguma coisa aconteceu na sua vida e parece que seu coração está ressequido.... aguarde, tenha paciência que na hora certa irá brotar novamente o amor, seja por uma pessoa, por um sonho ou um ideal, algo que dê sentido a sua vida. Basta ter fé e acreditar.



Nenhum comentário: