sexta-feira, 7 de julho de 2017

E a vida segue seu curso natural.


E a vida segue seu curso natural.
Quando resolvo tirar fotografias diversas sempre acho que depois vou olhar para essa ou aquela foto e descrever o que senti ao capturar aquela imagem no meu aparelho... 
Queria poder ter o dom de descrever além do que meus olhos podem registrar, além do que meus ouvidos podem captar, além do que os meus sentidos conseguem se manifestar...
A imagem trás observações e percepções indescritíveis, pelo menos para mim, que não sou escritora e que não encontro palavras adequadas.
A imagem do barco repousando na beira mar me fez refletir sobre nós mesmos e a vida. Um mar imenso à nossa frente. Calmo e tranquilo e com um horizonte de possibilidades. O mar é lindo e se basta. Mas por que quando olhamos o mar calmo bate-nos uma nostalgia quase melancólica. Uma tristeza sem explicação.... O que não acontece quando o mar está revolto, agitado e instável. Nós observamos com atenção. Nosso coração pulsa mais forte, a insegurança nos faz ter cautela.. Já não prestamos tanta atenção no horizonte e sim onde quebram as ondas...No que esse movimento causa na areia...uma reviravolta.
Na vida é preciso estar alerta e quando a nossa vida está como o mar tranquilo relaxamos e ousamos ficar apenas admirando o horizonte, mesmo sem ter a menor ideia do que se tem além da linha imaginária que separa o céu do mar...Mas parece confortável molhar os pés e caminhar tranquilamente.
Na vida as tempestades também acontecem , os ventos sopram, as ondas quebram, a linha do horizonte desaparece.... E o que fazem as pessoas diante dessas reviravoltas.. umas correm e procuram abrigo, outras se jogam e tentam surfar nas ondas dos acasos e domar os seus medos e os reveses da vida... O que realmente importa em toda essa reflexão é concluir que a vida assim como o mar precisa de suas tempestades, movimentos e sacudidas para que possamos sempre admirá-la sem medo ou receios e saber nadar, surfar ou contemplar quando for preciso. As emoções são necessárias, as inseguranças nos permitem a cautela e a beleza essa nos fortalece.

A. Ventura

Nenhum comentário: