sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Sou parte da natureza



Parte da raiz
parte do ar
preciso do sol
preciso da
água

Posso brotar
Multiplicar
posso sentir
agradar e
ferir

sou furacão
e
calmaria

Sou flor,
folha e tronco
Sou amor

Transmito paz
respiro beleza
Sou parte da natureza

Alice Ventura.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

EU


Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...

Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Vou ali! Volto já!


“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.

Clarice Lispector

Beco do Batman - Respirar Arte


Quando se pensa em viajar se pensa logo em  descobertas - pelo menos é assim que eu penso!
E a descoberta que fiz em SP desta vez foi conhecer e passear pela Via Madalena, famosa pela boemia - mas não era só isso que queria conhecer.  Eu tinha outra curiosidade por lá que era de conhecer um beco onde vários artistas criavam e expunham suas artes em muros, escadas, bancos, calçadas, bueiros etc. O famoso beco do Batman. Curti muito e achei o lugar muito tranquilo e com segurança para perambular. Várias a várias obras de grafiteiros dignas de museus. Gente bonita e descolada passeando, fotografando, posando e se entretendo.  Pura arte!






Cada dia mais eu penso em como me comporto neste mundo atual. Eu gosto tanto de coisas que talvez uma mulher da minha idade (51) não dê tanto valor. Mas eu confesso dentro de mim existe muito mais que convenções e padrões a seguir. Eu gosto do diferente e do inusitado. Eu gosto de gente. De ouvir e ver gente em seus diferentes habitats. 
E passear sozinha muitas vezes me proporciona encontros, bate papos, conhecimentos e experiências que normalmente não teria se estivesse acompanhada. Por isso, muita gente estranha o meu gosto por estar só algumas vezes, porque junto é bom, mas só pode ser ainda melhor.
E isso não tem nada a ver com solidão.



Meu nome é Márcia e eu vim neste mundo para ser feliz!

Parque do Ibirapuera - Pura nostalgia

 Nossa!!! Visitar o Parque do Ibirapuera após mais de 20 anos foi emocionante!


 Minha memória infantil foi totalmente aflorada. São Paulo é a cidade que vivi minha infância e adolescência e tenho várias recordações.

No parque do Ibirapuera  aos 13 anos aprendi a andar de patins e com isso experimentei a sensação  pela primeira vez a sensação de liberdade... essa que nunca mais me deixou!



Desta vez vivi momentos de contemplação e de novidades.
 Os anos se passaram mas a emoção de estar ali revivendo aquilo tudo era indescritível. A sensação que tive é de que o tempo não passou. Não existia essa lacuna de décadas nos separando.
O cheiro era o mesmo.
A brisa tinha o mesmo frescor de primavera.
As emoções que borbulharam em mim ao reviver esse reencontro foram  fortes demais.
É por uma dessas que eu acredito na força do universo e do amor.

Pedalar pelo parque e sentir o vento no rosto com um sorriso largo desconsertante foi para a minha alma um bálsamo de alegria e felicidade.
Sentar-se a beira o lago e ouvir o canto dos pássaros, perceber a beleza da grama, das flores....observar os cisnes flutuando e se tocando carinhosamente  era a demonstração divina de que a natureza faz parte de nós e nós dela... tudo é muito mágico e ao mesmo tempo real..palpável!
Eu estava ali presente naquele momento. 

No parque pude enfim ser eu mesma. Pude correr entre as árvores centenárias. Pude sorrir alto e pedalar despretensiosamente. Encontrei uma paz pulsante, vibrante que me mostraram o quanto é bom estar viva! 

Não vou deixar de agradecer a Deus por ter tido esta oportunidade novamente na minha vida.
Um momento que esperei por décadas reviver livremente e ali estava  REVIVENDO!

GRATIDÃO POR TUDO.



Mercado Municipal -São Paulo - Explorando sabores e sentimentos.



Um brinde à vida e aos reencontros com o Mercado Municipal - SP

O Mercado Municipal sempre é para o turista uma visita deliciosa com sabor específico de sanduíche de mortadela bem gigante e saboroso. Porém, descobri outros sabores e ângulos cenográficos. Degustei um vinho branco maravilhoso na Banca do Ramon e saboreei uns bolinhos de bacalhau divinos. Harmonização perfeita.


terça-feira, 8 de outubro de 2019

Pássaros e asas




"Eu não sei qual é o motivo dessa supervalorização da racionalidade. Os pássaros só são livres porque podem voar. A liberdade é, justamente, a incapacidade de se perceber as limitações." FKallo

- Seja livre de amarras, preconceitos, opiniões carregadas de inveja, pessimismo, relacionamentos tóxicos, gente que não gosta de gente, pessoas indecisas, amizades vazias...Libere-se! Seja incapaz de enxergar os limites impostos. Ocupe-se em transpor...em voar.
Deixe espaço para o novo. Para aquilo tudo que te traga paz!
Permita-se a entrega do momento presente. Sua vida é o que acontece agora e se você procrastinar seus movimentos, ficará eternamente atrelada entre o ontem e o amanhã, esquecendo-se de que o momento presente é o único que ainda existe.

Liberdade é ter escolhas. Eu escolhi ser feliz. Eu escolhi viver em paz. Eu escolhi o hoje e nele quero habitar e dar sempre o meu melhor.

AliceVentura


Viva com intensidade!



"Cada tic tac é um segundo da vida que passa, foge, e não se repete. E há nele tanta intensidade, tanto interesse, que o problema é só sabê-lo viver. Que cada um o resolva como puder."
Frida Kahlo

Simplicidade, honestidade.


"Você merece o melhor, o melhor. Porque você é uma das poucas pessoas neste mundo ruim que é honesta consigo mesma, e isso é a única coisa que realmente conta."
Frida Kahlo

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Metamorfose



A metamorfose acontece quando menos esperamos.Não adianta planejamento ou termos tantas pretensões.Quando estamos propensos a transformar a mágica acontece.
Foi exatamente assim que aconteceu comigo e vem acontecendo. As mudanças fazem parte do meu caminhar e porque não recebê-las com entusiasmo e gratidão. Cada vez que me permito mudar, aceito o novo. Aprendo com isso. Amplio meus horizontes quando reconheço que toda mudança traz crescimento. Nossa mente trabalha para informar ao nosso cérebro que ele está ativo e vibrante. Na medida que o novo vai invadindo o antigo vai sendo ressignificado e assim vamos nessa valsa da vida aprendendo a trocar, renovar, ressignificar muitas de nossas crenças enraizadas e que muitas vezes se tornaram crenças dominantes. Livra-nos dela.Você é mais forte que elas.
Adoro o sabor da novidade. Adoro o desafio de aprender a lidar com o diferente. Claro que nem sempre fui assim. Já tive momentos de muita resistência pela comodidade de permanecer na minha zona de conforto. Entretanto, fatos e movimentos do destino nos levam a conhecer caminhos com bifurcações que nos colocam o tempo todo à prova. Sobre que caminho seguir.
A dúvida e a insegurança nestes caso são nosso oxigênio. Aquilo que nos permitirá respirar, ponderar e decidir. Não que as escolhas que tomaremos sejam as mais corretas, mas devemos primar pelas mais sensatas e coerentes. Aquelas que de alguma maneira poderemos contornar, dar meia volta e nos reposicionarmos novamente na frente da bifurcação para tomarmos a melhor decisão. A que fizer sentido para nós mesmos. Independente da opinião alheia. Sejamos firmes e confiantes em quem nos tornamos.
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, incansável e incessante do que ter a mesma velha opinião, decisão e percepção formada e consagrada sobre tudo, parafraseando Raul Seixas.
Sou borboleta, estou livre! Porque já fui lagarta. Mas o meu casulo, não o abandonei por completo, assim como minhas raízes e minha origem. Ele é o meu bem-estar e minha lucidez, desse nunca me desfaço. O casulo para mim é o meu ser interior, minha mente inconsciente. Essencial para me manter em equilíbrio constante.
Voarei e me movimentarei por vários e vários caminhos esse é meu destino, esse é meu propósito de vida: Borboletear.

Alice ventura(2019)

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O poder da quietude em um mundo barulhento"


As maravilhas da existência estão ao nosso redor, clamando constantemente por nós. Mas para escutarmos seu chamado precisamos desacelerar e silenciar.

Thich Nhat Hanh

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

LIBERDADE!!!!!





A liberdade me chamou de canto e disse
 assim:

"Não deixe nada te dizer quem você é...
Você é o que vê em mim"

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Dia dos namorados..Ops!




Ok?!

Hoje é o dia dos namorados e eu não poderia deixar de brindar aquela pessoa que mais enamoro!! Eu mesma.

Claro que não posso deixar de agradecer a minha companhia, as minhas conversas, os meus banhos demorados, os meus finais de semana relaxando em minha cama literalmente ociosa e sem preocupação com relógio e nem com ninguém.

Claro, não posso deixar de registrar aquele momento sublime em frente a prateleira de vinhos no supermercado procurando o bom e velho vinho,  companheiro das noites mais frias ou das mais quentes... ou a que eu bem escolher  e porque não umas guloseimas deliciosas para acompanhar  a programação...e o melhor de tudo nessa hora a última coisa com o que me preocupo é se irei engordar ou não.

Meus momentos comigo mesma incluem além das sessões de cinema na cama com pipoca, a velha camiseta largada, uma massa com muito queijo gorgonzola - preparado por mim e meu vinho numa maratona de séries na Netflix.
Ou ainda se eu resolver e tiver disposta dar uma esticadinha em um dos vários bares que tem no Rio Vermelho para tomar uma Marguerita como essa da foto, ver o movimento, observar as pessoas, dançar, beijar muito se estiver afim na ocasião, já que não "tenho" que fazer nada que não queira. Me divertir, rir muito, fazer o que me der na telha... é disso que estou falando. Minha companhia me completa e me deixa muito feliz.

Mas é claro!
É óbvio que adoro uma companhia...
Até porque adoro amar e ser amada!
Mas amor nessa altura do campeonato não pode estar atrelado a nada que me tire do meu estado confortável de ser dona de mim e de minhas vontades. 

Estou aberta ao amor. Sempre estive. Aberta sair acompanhada e me divertir tanto quanto me divirto sozinha. Entretanto, o que quero dizer é que o amor deve ser leve. O amor deve ser confiável. O amor deve se bastar. 

E, como na era do mundo atual isso é praticamente impossível, porque as pessoas, não na sua maioria, mas boa parte delas estão muito desconfiadas com as relações esse amor está cada dia mais escasso, mais virtual ou surreal. 

Enfim, resolvi escrever sobre meu dia dos namorados. Para registrar que hoje trabalhei o dia todo feliz e saltitante e me divertindo muito com meus amigos de trabalho tanto os solteiros como os que estão namorando/casados. Muito lindo ver a empolgação de alguns! E muito triste ver que outros se sentem sozinhos. Muitos que ainda não apenderam o doce sabor de sua própria companhia... Mas esse é um caminho que é preciso querer muito para se aprender a trilhá-lo.

Feliz dia, feliz noite!!!


Ame-se!

quinta-feira, 2 de maio de 2019

My way

Ok.. tudo bem.. vou me vencer e voltar a escrever o que sinto e tenho vontade, ou melhor, o que me dá na telha sem me preocupar com o que irá sair dessa mente (hoje) cansada...

O ano é 2016 e estou ouvindo "My Way" na voz de Frank Sinatra, na voz de Elvis e agora de Robbie Williams... Simplesmente porque adoro essa música...

"I've lived a life that's full
I travelled each and every highway
And more, much more than this
I did it my way"

"Eu vivi uma vida por inteiro
Eu viajei por cada e em todas as estradas
E mais, muito mais que isso
Eu fiz do meu jeito..."
Me resume...Fiz muitas viagens, trilhei muitos caminhos,percorri diversos estradas, escolhi sobre diversos atalhos, decidi sobre qual cruzamento era mais seguro, enfim, tudo que fiz, fiz do meu jeito, o único jeito que sei viver. 





Vivendo um dia de cada vez.

Sei que algumas escolhas não foram as melhores, mas como poderia saber se não tivesse tentado.
Sempre me considerei uma pessoa sensata e justa e pautada nisso que acredito ser que decidi sempre pensando no meu bem estar e no daqueles que amo... sempre.

Hoje mais vivida e com alguma experiência procuro tomar minhas decisões com um pouco mais de sabedoria - se é que tenho. Enfim, a gente às vezes nem sabe que tem e quando se ouve percebe que as palavras que pronuncia ou os pensamentos que nos rodeiam são coerentes, sensatos e até parece que estamos ouvindo nossa mãe, ou alguém que admiramos dizendo... isso para mim, significa que aprendi alguma coisa boa com a vida e essas coisas ecoam naturalmente quando tomamos consciência de quem somos e qual nosso papel nesse espetáculo da vida. Talvez minha maturidade seja notada por mim mesma quando reflito e vejo que hoje coloco as minhas decisões sempre relacionadas com as consequências que terão...com raio de abrangência, resultados e objetivos.Ponderações que quando somos mais jovens, jamais pensaríamos, porque temos pressa em sermos felizes e pensar tanto, planejar tanto é cansativo e trabalhoso. Hoje me dou ao trabalho, hoje valorizo o tempo de outra forma, aproveito a vida sobre outro prisma.... Isso para mim é maturidade. Não significa me sentir mais velha cronologicamente falando, não. Tem pessoas que alcançam a maturidade muito cedo, com pouca idade. Estou falando da maturidade no sentido de estabilidade emocional, estabilidade psicológica e afetiva. Com menos transtornos e menos carências fica mais administrável os reveses da vida, as grandes emoções, as frustrações e afins. Estou com 47 anos e hoje posso dizer depois de algumas vivências que   sei o que quero para minha vida, o que pretendo fazer para alcançar esse querer. Isso é muito complexo quanto estamos com a cabeça borbulhando de idéias de como chegaremos lá, pois bem, sobre isso eu não tenho a menor idéia, só tenho certeza que quero leveza.. em todos os territórios da vida....



Sorriso


quarta-feira, 10 de abril de 2019

Its me! Márcia Florentino



Por que as relações terminam...(?)




Muitos relacionamentos terminam porque, depois do primeiro momento, parece que a outra pessoa mudou. No entanto, o que realmente mudou foi nossa forma de enxergá-la.

Sim, algumas vezes percebemos que um relacionamento está fadado a não dar sequencia, e aqui, faço uma ressalva, todos nós costumamos dizer que " não deu certo", na minha opinião, até o fim o relacionamento estava dando certo.
 Poucas pessoas se lembram do último beijo que deu no seu parceiro quando o relacionamento chega ao fim, entretanto, algumas pessoas, podem ter acabado de dar um beijo apaixonado e horas depois o relacionamento chega ao seu fim.
Por que? Não existe explicação. Ele terminou porque um dos lados tomou a decisão de interromper, parar a sequencia da relação. O velho ditado de que quando um não quer dois não brigam, não vale nas relações. Visto que muitas vezes um lado não briga porque quer a relação de qualquer modo enquanto o outro que não quer mais briga para colocar um ponto final.

Muitos relacionamentos terminam ainda cheios de amor. Sim, acreditem. O amor é o sentimento mais forte e importante, porém não é o principal para manter uma relação duradoura. Uma relação sem amor não existe e uma relação com amor se finda. Pode parecer antagônico afirmar isso, mas já ouvi de muita gente que o amor não acabou mas a admiração acabou é nesta hora que a relação entra em colapso. Quando o comportamento, a postura, a conversa da pessoa amada já não é mais tão interessante, quando seus posicionamentos sobre o mundo e a vida entram em conflito com os seus, com seus princípios e valores, não que o outro não os tenha, mas são diferentes e chocam com seu modo de encarar a vida, dai a admiração, o encantamento, o querer ouvir por horas, o passar a noite conversando vai deixando de ser empolgante. Começa-se a trocar o papo por uma boa leitura, ou por um filme, ou por navegações infinitas no celular. Esses comportamentos são sinais que o alerta está se acendendo. E o que acontece após essa descoberta? discussões, falta de paciência, etc. Mesmo assim, ainda se ama o outro. Ama-se o toque, o carinho, o cheiro, o gosto. As futilidades, a parceria, o companheirismo, o saber que ele existe e que está ali para o que der e vier. Ama-se a segurança, a confiança, o conforto. Ama-se por se sentir amada.
Ou seja, o amor está por toda parte e como pode essa relação terminar? 
No meu entendimento, a individualidade precisa ser respeitada acima de tudo. E na maioria dos casais é uma briga de poder para saber quem se sobrepõe, quem é mais esperto, o outro não quer parecer idiota, mas como ser idiota com quem se ama? O poder de estar certo e errado. Certo para acusar o outro de errado? Errado para calar o outro e não discutir? Não sei ao certo. 

O que sei é que em uma relação saudável a vontade de estar/permanecer  e ser feliz deveria superar qualquer convenção. As pessoas deveriam se amar e se respeitarem e compreenderem de uma vez por todas que ninguém é de ninguém. Numa relação saudável não deve existir sensação de posse. Sou tão arisca a essa condição clássica que quando ouço o pronome possessivo na boca de um homem no relacionamento dizendo  "minha mulher" já sinto arrepios. Eu não sou, estou na condição de., mas essa minha maneira de pensar é um pouco exagerada para a maioria dos casais, por isso, me arrepio em silêncio (risos).

Não acredito em uma relação onde não ha confiança. Onde há insegurança e medo.
Os inseguros confundem sentimentos, distorcem percepções de acordo com seu estado de espírito, mas ninguém, ninguém é responsável pelo que o outro sente. E, principalmente, em como ele se comporta diante da vida. Cada ser é absolutamente responsável por suas ações e reações. Ser vitima não está com nada ! 
Cabe a cada um entender onde está confortável e querer ficar. Se não está bom para você - saia. Deixe a relação . Não se violente e não seja violento com o outro.

Enfim, relacionamentos existes diversos. Cada um tem que se sentir bem acolhido e amado para querer permanecer nesse ou naquele tipo, isso só importa para os envolvidos. Não julgaria nunca nenhuma forma de amar.

Mas existem relacionamentos tóxicos, no real sentido da palavra. Tanto viciam como te faz mal. Mesmo assim, algumas vezes noa conseguimos enxergar o problema e nos deixamos levar pelo "lado bom da coisa". Infelizmente não é para sempre. Uma hora o antidoto chega, como a lucidez e a razão e te tiram desse estágio. E assim, você poderá novamente se reconectar com o que deseja para ser feliz!

Nunca é tarde para recomeçar. O melhor da vida é que se percebemos em tempo onde estamos pisando, ainda teremos chance de trilhar nossos caminhos e pisar em outros terrenos, outros territórios, outras estações.

Pode até acontecer o inverno, mas o verão e a primavera sempre chegarão! E durante o outono enquanto suas folhas secas caem... vc se renova e se prepara!

( A. Ventura)













quinta-feira, 7 de março de 2019

Shallow or Deeping

Como sobreviver ?
Como escolher entre o raso e o profundo?

Complexo...

No raso sabemos onde estamos pisando.... podemos caminhar com segurança.
Podemos nos arriscar
Podemos observar

No profundo experimenta-se
Uma imersão
Um sentir na alma
Uma entrega
um ser flutuar
um mergulho ao desconhecido
Podemos nos entregar e sentir as temperaturas
Sentirmos frio e vamos ao encontro do calor
Sentimos calor e congelamos
No profundo arrancamos com as mãos os obstáculos
vamos liberando os caminhos
vamos à fundo

No raso
Podemos contemplar o céu
Podemos respirar
Podemos flutuar também
Podemos caminhar juntos
No raso as temperaturas são amenas
Previsíveis

No raso observa-se o obstáculos
No raso decidimos se os tiramos ou simplesmente os saltamos

Porém, na escrita dessa palavras
Minhas emoções são tão profundas
que se manifestam em meu peito
Meu coração acelera

Minha vontade de mergulhar supera minha lucidez
Supera minha constância
Na minha alma só existe o profundo
a significância das emoções
Minha alma habita onde vive a paixão
Não calcula dor...

No raso reside o amor
O calor
e eu
fogo que sou
mergulho profunda
em busca de quem eu sou.

(A. Ventura)








quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Força, foco e fé!




A força de vontade fica mais forte quando temos foco, determinação e capacidade de ação.

Haja o que houver, só preciso de
Foco, um objetivo pra alcançar
Força, pra nunca desistir de lutar e
Fé, pra me manter de pé, enquanto eu puder
Só preciso de foco, força e fé !
(Projota)