segunda-feira, 30 de junho de 2008

DIVAGANDO devagar



Às vezes, por diversas horas fico pensando nas centenas de coisas que gostaria de escrever sobre meu modo de ver a vida e de encarar o mundo. Mas todas as vezes que penso em escrever me preocupo com quem irá ler e nas possíveis interpretações que poderão surgir e isso me impede de expressar meus pensamentos. Pode parecer bobagem minha. E se ninguém ler ou se ninguém perder tempo em "interpretar"???? Mesmo assim, sinto-me travada.
Penso em escrever sobre coisas e fatos que nada tem a ver com a minha vida. Outras vezes sobre mim.
Hoje por exemplo estive pensando no porquê da minha insônia. Por que tantos pensamentos rondam minha mente e me impedem de dormir já que gosto tanto de dormir.
Já fiz terapia uma vez e me foi dito que o pior tipo de pensamento é o pensamento ruminante.
Olha o que encontrei sobre esse pensamento e que se encaixa perfeitamente naquilo que quero dizer: " Quase todos nós somos acometidos por pensamentos ruminantes em algum momento de nossas vidas. Problemas em família, discussões no trabalho e situações aparentemente sem solução impulsionam nossa mente a funcionar incessantemente e de forma repetitiva. É como se entrássemos numa roda de hamsters e nos puséssemos a rodar.Isso mesmo, é como se o pensamento obsessivo rodopiasse em nossa mente formando um turbilhão mental incessante, fazendo-nos rever uma mesma cena interminavelmente, encontrar respostas maravilhosas que na hora H não nos ocorreram, imaginar atitudes que não fomos capazes de ter, rever um olhar crítico que nos foi dirigido durante a reunião no trabalho, ou então, lembrar seguidamente de uma frase irônica dita a nosso respeito. Enfim, argumentamos e contra-argumentamos sem dar tréguas à nossa mente.Este processo mental obsessivo e descontrolado normalmente acarreta efeitos desagradáveis:- falta de paz de espírito- insônia- sono interrompido por pensamentos- incapacidade de acompanhar um diálogo real por estar travando um outro diálogo internamente- cansaço mental- esgotamento- sensação de cabeça cheia- dor de cabeça- dificuldade de concentração no aqui e agora"(Por Laura Fonseca)

E que pensamentos são estes que têm me tirado o sono?
Bom, poderia enumerar alguns nos últimos meses, entretanto, tem um que mais me assusta.
Penso no meu presente. É no meu estado presente, nem passado e nem no futuro, no presente.
Hoje. Agora. Grávida.
Vejo as coisas acontecendo em minha vida e é como se eu estivesse sentada só observando...
Sinto que muitas coisas vão mudar e nao me sinto preparada para tantas mudanças.
Precisava ter tido tempo... quanto tempo mais que quase 20 anos pra me preparar? Que loucura é essa?!
Precisava encarar que sempre desejei ter outro filho? Sim. Já tentei encarar e já me lembrei de algumas vezes pensando e sonhando com essa situação. Mas, sabe aquela sensação de que tal coisa ou fato jamais te aconteceria novamente. Cheguei a pensar uma vez que eu naõ merecia tamanha benção, veja só? Por que não mereceria se fui uma boa mãe para minha filha?
Elocubrações = pensamentos internos.

Amo essa criança que cresce em meu ventre. Sinto-a e não consigo conceber a idéia de não ter mais "esse momento" na minha vida.. algumas vezes pensei: e se por alguma razão eu a perdesse, sei lá por que motivos, tenho 40 anos, etc....? O que eu faria....? Hoje, juro que eu iria querer engravidar novamente, não iria me sentir aliviada ou menos preocupada...esse espaço de ser mãe novamente foi aberto e não consigo me ver mais sem esse momento... Teria outro filho, engravidaria e se naõ conseguisse eu adotaria um bebê, porque ser mãe hoje, neste momento presente faz parte da minha vida e assim sou feliz.

Deus me abençõe e abençoe meu filho ou filha.... ele já é razão suficiente para eu ser quem sou: A MULHER E MÃE MAIS FELIZ DESTE MUNDO!

Nenhum comentário: