sexta-feira, 20 de junho de 2008

O poder do toque.

Por que algumas pessoas são ariscas ao toque?

Por que eu sou arisca?

Sempre fui considerada pelos meus amigos uma pessoa arisca. E o que vem a ser uma pessoa arisca? Arisca é aquela pessoa que se esquiva de toques e que não gosta muito de contatos físicos (fora de um contexto é claro?)! Eu sou muito comunicativa e gosto de estar com meus amigos e amigas o que não gosto muito é de chamegos, alisamentos e beijos jogados ao léu. E todos sabem disso, alguns estranharam um pouco, outros tentaram forçar a barra algumas vezes e outros já sabendo, não ficam me pegando o tempo todo. Confesso que algumas vezes queria ser mais carinhosa com relação a tocar nas pessoas, mas a resistência é mais forte que esses lapsos de vontade e continuo seguindo igual..sem toques. Associo esse meu jeito a maneira como fui criada. Minha mãe e tão pouco meu pai foram de muito chamegos. Cresci aprendendo a respeitar, a ouvir, a conversar e a entender que muita “lambeção” como diz minha mãe não é sinônimo de amar mais ou amar menos. E também confesso que nunca me considerei carente de amor mesmo não tendo esses contatos físicos todo que vejo hoje em dia entre minhas amigas e entre mães e filhos(as). Penso que Marianna sofre um pouco com esse meu jeito e, por diversas vezes, por ela, eu tentei melhorar um pouquinho e faço um dengo aqui e outro ali. Ainda assim acho que ela sente falta. Tento suprir essa minha falha de outra maneira, sendo compreensiva com as dormidas dela na casa do namorado e vice-versa, deixando-a viajar sozinha, demonstrando confiança, sendo um pouco amiga ao invés de puramente mãe. Bom, onde quero chegar com tudo isso? Na minha gestação aos 40 anos.Trabalho em uma empresa que 80% do quadro é formado por mulheres, 60% são minhas amigas além de colegas de trabalho e a grande maioria tem respeito ou admiração por mim. Dito isso, quero registrar que são várias mulheres o dia inteiro me encontrando e falando as seguintes frases: “ Bom dia mamãe”, “ E ai, barrigudinha? Td bem?” “ Nossa! A barriga já esta aparecendo!” etc etc etc .E eu acabei de completar três meses.( kd a barriga?) Sem falar nas demonstrações de carinho, ou seja, me alisam, passam a mão na minha futura barriga, me param e ficam me admirando como se eu fosse um ET.... Isso tudo é muito engraçado e estranho. Por mais que eu queria parecer simpática sinto que minhas caras e bocas me traem e fico rindo de canto de boca. Não é que me incomode esse carinho todo, mas é que o meu jeito natural de ser está sofrendo e em conflito. Preciso deixar de ser tão arisca. Preciso me deixar levar e aprender que abraçar, tocar o outro pode ser prazeroso. Mas preciso dizer também é difícil para uma mulher como eu! Espero conseguir vencer mais essa etapa na minha vida! Aprender! Mais e mais a cada dia e me tornar um ser humano melhor. Quero suprir meu bebê de atitudes que não fui capaz de oferecer a Marianna porque sei que pelo pai, pela irmã e pelas tias esse bebê será muito tocado, acariciado e eu não quero ficar de fora desta vez ! Desejo que eu aprenda tanto que vença as barreiras com Anna, com minha mãe e com minhas amigas e amigos que amo tanto!

Tudo ao seu tempo!

Márcia Santos - Junho/08

Nenhum comentário: