quinta-feira, 5 de junho de 2008

Saudades....


Hoje em especial estou sentindo uma saudade diferente! Uma saudade de minha mãe, da minha irmã, do meu pai, do meu irmão Beto... Acho que estou com saudades da minha casa em Guaianases, na Rua Vicente Diório , 204. Saudade do cheiro da loção de barbear (barata) do meu pai.. saudade de passar a mão nos frisos da colcha de chenile de minha mãe... saudade de correr no quintal atrás do Beto para emurrá-lo por ter me pertubado com algumas de suas peraltices.... Saudade de ver Cris sentadinha sobre uma toalha na frente do quintal tomando um solzinho matinal... uma carinha tão fofa e os cabelos cheios de cachinhos dourados ao sol. ela ficava pegando as pedrinhas e atirando em mim e no Beto. Saudade de ganhar os 10 centavos de meu pai para lavar o seu fusca verde. Saudade de subir no pé de ameixa e colher algumas madurinhas... Posso sentir o cheiro das folhas...posso sentir o medo de cair lá do alto.... e posso ver a casa de D. Nenzinha, com um árvore muito maior e com muito mais ameixas maduras.Mas, quem ousaria subir no telhado, correr o risco de quebrar um telha e levar a maior surra de mãe.
Posso sentir o frio de dentro de casa das manhãs de inverno... o cheiro do café da D. Nide e a pia cheia de louça pra eu lavar, faça sol ou faça chuva. Meu Deus, e eu era tão pequenininha, tinha até um banquinho para alcançar a pia....Sinto saudades da mesa grande de fórmica branca, usada tanto para as refeições quanto para os cortes das costuras de minha mãe.

Posso sentir o cheiro da minha casa, da minha infância. Posso sentir o sabor das tubainas, o frio do saquinho de leite gelado que trazia da padaria. Posso ouvir os assovios do meu pai cantarolando alguma coisa enquanto mexia e remexia nas suas ferramentas na garagem... Posso ouvir o barulho da overloque de minha mãe que vem do fundo do quintal... ouço até seu grito me chamando: "Marcinha, me trás um café ... quente viu?!.....
Éramos uma família normal, morávamos no subúrbio, longeeee...mas éramos felizes.... posso sentir os resquícios dessa felicidade até hoje quando me permito sentir saudades, quando me permito ficar com um nó na garganta ao me perguntar hoje: Onde está minha Pio.. onde está meu pai... cade o Beto... ??? Só restou- me minha mãe. Poderosa, forte e insubstituível.
Minha mãe! Essa nunca se afastou de mim, essa sempre vivenciou todos os outros momentos da minha vida que também sinto saudades...Porque todos os anos que se seguiram desde a minha infância minha mãe estava ali. Atriz principal e eu coadjuvante dos seus ensinamentos e da sua sabedoria em conduzir a vida.
Aprendi a ser uma pessoa melhor porque tenho a mãe que tenho. Porque não dei valor a ela apenas após ser mãe, mas desde quando me descobri gente e percebi que só sou alguém porque tive D. Nide como mãe.

A saudade vai me acompanhar durante muitos anos, as lembranças vão mudando de casa, de cheiros, de rostos...mas nunca de valores. Para mim Pio vai ser sempre minha irmazinha, Beto sempre o trapalhão, meu pai sempre meu herói ( aposentado) mas meu herói e minhas lembranças serão sempre meu maior tesouro.

Cenas dos próximos capítulos: Márcia e seu bebê.

Nenhum comentário: