sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Emoções, sensações e etc...
Assim é que defino um sentimento que tem tomado conta de mim nos últimos dias... Um sentimento ou uma sensação? Não sei ao certo.
Nem ao menos sei como descrever... vou tentar.
Sinto vontade de chorar. Chorar de alegria, chorar de medo, chorar de ansiedade, chorar por sentir vontade de chorar e não saber o porque do choro.
Desejo muito ver meu filho, ver seu rostinho, seu corpinho, principalmente, seu olhar..quero ver através do seu olhar e ver se defino esse sentimento que toma conta de mim e invade o meu “ser mãe.”
Por outro lado, morro de medo que ele saia de dentro de mim. Lugar esse apertadinho e até desconfortável, mas que sinto que aqui, dentro de mim posso protegê-lo, ampará-lo.....um lugar secreto que pertence á nós mães... inviolável aos olhos alheios e intocável também.
Com meu filho aqui dentro me sinto mais segura... menos cobrada... menos vigiada. Com todo desconforto que o final da gravidez pode produzir, me sinto mais forte, mais poderosa, mais capaz de lidar com esse novo momento na minha vida.
Fico arrumando o quartinho dele e imaginando que logo essa sensação vai ser diferente.
Não sei se terei saudade da minha barriga, das suas mexidinhas, dos seus soluços e da ternura que sinto ao alisá-la....Porque vamos combinar que incomoda esse barrigão. Não existe uma posição confortável. Dói de um lado, dói do outro, eu sento, levanto.. rolo na cama e nada melhora... De repente, paro e fico vendo seus movimentos... nesse intervalo de tempo esqueço o incomodo e me sinto a mulher mais feliz deste mundo.. fico rindo à toa......disso vou sentir saudade.
Agora só faltam, tecnicamente, oito dias para a chegada de Dante....
Fico rezando para que Deus me proteja e me dê coragem, porque devo admitir... estou com um medinho...Não de parir, mas de todo o processo que antecede o parto. Ir ao hospital, encarar a consulta pré-anestésica, o cheiro de hospital, a anestesia propriamente dita, a ansiedade... o saber que serei cortada....costurada...etc... Aquela sensação de pós-parto que, por incrível que pareça, me lembro bem da época de Marianna...Aqueles calafrios... ui ui ui...
Melhor nem pensar muito nisso (mas não consigo parar de pensar)
Enfim, quero me concentrar na emoção de olhar meu filho.... Meu filho homem!
Meu bebê, meu anjinho, meu pequeno príncipe....
Quero muito ver a cara de Marianna ao olhar para o irmãozinho... a cara de Artur com o fruto da Flor dele...de d. Nide com mais um netinho... e a cara de todas as minhas amigas que estão ansiosas tanto quanto eu por esse momento. ( momento que há meses era impossível de ser imaginado!!!!!!)
Bom.. agora que desabafei.. vou descansar... porque estou aqui sentada nesse micro e já cansei....e Dante esta mexendo muitoooooooo!!!
Boa noite
Orem por nós...
Márcia
domingo, 7 de dezembro de 2008
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Que encanto!!!
De férias e em casa, todo dia acho uma coisinha para arrumar aqui e ali no quarto de Dante/Marianna.
Já temos berço montado, cortinado, roupinhas lavadas e passadas "pela mamãe" ( é podem achar incrível) mas fiz questão de cuidar pessoalmente (pelo menos desta primeira vez rsrsr).
Não quis encomendar esses quartinhos prontos que ficam montadinhos nas lojas de bebê.. (que são lindos por sinal) fui inventando, criando e copiando umas coisas. O objetivo era de que o quarto de Dante não ficasse muito igual... Eu mesma pintei as caixinhas, comprei lá na Av. Sete, decorei com adesivos do Pequeno Príncipe, mandei pintar os quadrados da parede, estamos preparando a plaquinha "Cheguei" eu e Marianna. Aliás ela também está muito envolvida em todo o processo. Minha mãe, costurou lençóis, fez o saquinho de colocar roupa suja, pintou fraldinhas de pano, fez o protetor de berço.. está ficando tudo muito fofo.
Tenho certeza que esse cantinho será muito abençoado, pois cada detalhe está sendo feito com muito amor e expectativa...
Falando em expectativas, hoje fiz outra ultrason..e, segundo o médico, está tudo bem com nosso bebê. Ele estava de costas, encaixadinho e muito animado, pois não parava de se mexer. Pesando 3.100 kg. O líquido está em ordem, enfim... tudo na paz de Deus e bem.
A previsão continua sendo dia 16/12, vamos ver qual será vontade de Deus e de Dante... a minha é que ele chegue na hora certa com muita saúde e de preferência num dia par...
Agora vou terminar as estrelinhas que decoram a cortina...
Amanhã escrevo mais.... Amanhã, terça-feira ele completa 38 semanas... Agora só faltam duas....Estão vendo como o tempo passa rápido....?
Boa noite!
sábado, 29 de novembro de 2008
37 SEMANAS.. quase 38..(terça-feira 02/12)
O FETO
Após 34 SEMANAS de gestação, o pulmão fetal já tem capacidade de sintetizar as substâncias necessárias para a respiração do bebê fora do útero.
Entre 35 e 37 SEMANAS de gestação, com o aumento do seu tamanho, o feto tentará todas as posições possíveis dentro do útero até encontrar a melhor. Geralmente esta posição é de cabeça para baixo, enquanto as nádegas ocupam a parte superior do útero. Esta é a posição ideal para o nascimento. Com 37 SEMANAS de gestação, o feto tem um peso médio de 2,8 kg e 49 cm de comprimento.
O FETO
A partir de 37 SEMANAS completas, a gestação é considerada como gestação a termo, ou seja, o feto está pronto para nascer a partir desse momento!
Seu organismo está totalmente formado e maduro. Com um peso médio de 3,4kg e comprimento de 50 cm na 40ª SEMANA, ele já não consegue se mexer muito, aguardando, na posição certa, a grande hora do nascimento!!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Vovó Nide e Dante
PREPARATIVOS.... FINAIS
Ainda falta lavar esse monte de roupas...ai em baixo...a serem lavadas e passadas....
Tudo muito fofo.......... e azul........ tudo azul...como deve ser a vida!!!!
Agora estou cansadinha..... e com tanto sono....zzzzzzzzzzzzz
Até amanhã...
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Já estou em casa..literalmente esperando Dante
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Há 20 anos!
Não vou dizer que parece que foi ontem que ela chegou pois não é essa a sensação que tenho. São 20 anos e não vinte dias. Foram os anos mais desafiadores e felizes da minha vida!
Eu tinha exatos 20 anos quando ela chegou. Considerava-me uma menina ainda e teria que crescer na marra para dar conta de criar aquela menininha linda e cativante!
Dei conta do recado. Não lamentei. Não reclamei a ninguém o resultado da minha imaturidade. Não desisti. Não abri mão dela. Saí de casa, casei e fui à luta. E como valeu a pena.
Hoje, vinte anos depois vejo o quanto ter tido Marianna me fez crescer e ser a mulher que sou hoje. Sei que não sou a mãe dos sonhos de nenhuma criatura sensível, mas tenho certeza que a criei e a eduquei para a vida e para o amor ao próximo.
Marianna é uma menina excepcional. O trabalho que me deu foram condizentes com a sua idade e seus questionamentos sobre a vida que pude oferecer, não vou criticá-la por isso.
Marianna sempre respeitou a mim, ao pai, a avó e até a tia que era tão jovem quanto ela.
Marianna sempre considerou os mais velhos, sempre ajudou aos mais necessitados, sempre foi boa amiga e boa filha.
Nunca levantou a voz para mim. Sei que já sentiu vontade, mas o respeito sempre falou mais alto lá em casa.... e isso foi minha mãe quem me ensinou e ensinou a ela.
Marianna cresceu pulando de colégio em colégio de acordo com minha situação financeira e do pai dela, foi criada por mim, depois por minha mãe, depois por mim novamente e até num ato de "já que é assim".. foi morar com pai também.. tudo bem, não foi a melhor fase..mas foi válido!
Por causa de todas essas mudanças nunca foi uma aluna brilhante... sempre precisou de uns empurrãozinhos aqui e outros acolá...mas nunca foi reprovada sempre chegava ao final.
Depois de grandinha decidiu que queria fazer Propaganda e Publicidade e ai está ela.. esforçou-se e conseguiu fazer o que sempre quis.
Hoje ela se vira sozinha para quase tudo... sempre a eduquei sendo independente, algumas vezes ela me criticou muito, mas tenho certeza que hoje ela sabe que isso foi bom para que ela lutasse pelos seus ideais e fosse a menina resolvida que ela é hoje. Desde cedo aprendeu ir ao médico, dentista, entrevistas de trabalho , matriculas e todas as questões que poderia resolver sem mim...
Marianna, minha filha linda e fofa! Quero que saiba que hoje é um dia muito especial para mim pois é o dia que vc nasceu! O dia que me tornei mulher e responsável pelos meus atos!
Você me transformou e por isso te amo mais e mais.
E saiba que sinto muito orgulho em ser sua mãe, em ter vc como filha e muito, muito feliz por vc ser essa pessoa encantadora e especial que é.
Obrigada por todas as alegrias e demonstração de carinho e me perdoe se algumas vezes não soube como corresponder.. Te amo assim do jeitinho que vc é.
Parabéns pelo seu aniversário.
Sua mamis.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O CHÁ DE FRALDAS FOI UM SUCESSO!
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Amigas e Dante
O encontro foi maravilhoso!
É sempre muito bom estar com elas " as meninas" como costumo chamá-las.
Rita, Nilza, Sandra, Liana e Mariane gostaria de agradecer pela amizade, pelo companheirismo, pela paciência em aguentar essa amiga irritante e irritável que sou eu..ainda mais neste estado de graça em que me encontro.
Saibam que amo cada uma de vocês, respeito cada uma e suas individualidades, admiro cada uma pela lição de vida!
A minha despedida do barrigão foi apenas um pretexto para ficar um tempo mais perto de vocês com exclusividade.
Daqui a pouco nosso pequeno Dante vai chegar e roubar toda a minha atenção.... e confesso que estou ansiosa por isso.
Tenho certeza que poderei contar com cada uma de vocês nessa minha nova empreitada. Com a atenção atenção, o carinho e a solidariedade de vocês para aqueles dias em que minha paciência chegar a zero srsrsrsrs Titias!! Entrem em cena!!! Help me!
Sempre que for possível quero me reunir com vocês, jogar conversa fora, rir muito uma das outras, nos irritarmos com os comentários apimentados de mulheres diferentes no agir e no pensar, mas iguais no sentimento que nos une!
Amo vocês. Vocês são as minhas amigas do coração e para sempre!
Daqui a alguns anos... nos reuniremos novamente para lembrarmos desse momento... Só não podemos esquecer de estarmos lindas e radiantes mesmo daqui a uns 20 anos.
Mil beijosssssssssss
Guardarei para sempre na lembrança uns dos melhores momentos que vivi!
Márcia e Dante
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
CHÁ DE BEBÊ
Mamãe irá organizar um chá de fraldas no dia das Crianças lá em casa.
Gostaríamos muito que vocês fossem! iremos nos divertir ah e ainda poderão degustar uns sequilhos e uns docinhos...tomar um chazinho, um chocolate quente...essas coisas que vocês adoram!
Ah.. mas não se esqueçam de levar um pacotinho de fraldas para mim pode ser dos tamanhos M, G ou GG, porque tenho certeza que irei usar muitasssssssss fraldas...e mamãe já está ficando apavorada.... vocês não querem que ela se preocupe com isso né?
Combinado!
Dia 12/10/08
Ás 18 hs
Lá em casa.
Beijos e até lá
Dante
End: Rua do Benjoim, 110/202 - Caminho das Árvores - Salvador -Ba
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
DANTE !!!!
Significado do nome Dante
Nome de um grande poeta da época Medieval, nascido em Florença na Itália, logo um florentino.
Nasceu em Florença,1 de Maio de 1265 — Morreu em Ravena, 13 ou 14 de Setembro de 1321) foi um escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido il sommo poeta ("o sumo poeta").
Foi muito mais do que apenas um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, La Divina Commedia (A Divina Comédia), que se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo. Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.
Origem do Nome DanteQual a origem do nome Dante: LATIM
Significado de Dante
Qual o significado do nome Dante: PERMANENTE, DURADOURO.
Significado e origem do nome dante - Analise da Primeira Letra do Nome: D
Muito atencioso, e apegado à família possui um senso maternal muito forte, é o tipo de pessoa que gosta de se sentir útil e necessário, com isso chega a assumir mais responsabilidades do que realmente pode suportar. Não costuma voltar atras em suas palavras. Muito ocupado, raramente se permite algumas horas livres para o lazer.
Disciplina, praticidade, lealdade, confiabilidade, gosto pelo trabalho, solidez e eficiência!Confiança e lealdade é o que se pode esperar da pessoa cuja personalidade é marcada pelo número 4. Alguém que não admite superficialidade e covardia. Muito produtiva e eficiente, faz de sua bandeira a prudência e a disciplina. Com os pés no chão, não se deixa levar por nada que se mostre leviano ou propostas sedutoras demais. Pontual e responsável com seus compromissos, demonstra sempre uma grande estabilidade, fator que a faz respeitável por aqueles que a conhecem. Não deixa nada por acabar e respeita todos os regulamentos, por isso muitas vezes é considerada conservadora. Sua sobriedade não a permite ser muito extravagante, preferindo sempre um estilo mais clássico até no se vestir. Bom senso e discrição são marcas de alguém que leva à sério seus relacionamentos pessoais e profissionais. Uma tendência negativa é a de se tornar inflexivel e sistemática demais com detalhes. Uma forma de equilibrar este ponto e aproveitar as boas vibrações do seu número da personalidade é começar aceitando e considerando mais as opiniões dos outros. Assim a confiabilidade que lhe conferem terá ainda mais valor.
Dante Significado - Numerologia - Expressão 8
COMO O MUNDO TE VÊ?
O número da Expressão revela a missão que tem, o que deve fazer ou ser nesta vida, para que atinja sucesso e alcance suas metas e objetivos. Descreve como você se expressa no mundo. O seu "eu" completo - personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento.Pessoa organizada, responsável e com capacidade executiva para os grandes negócios. É comum que atraia companhia de pessoas influentes e de destaques para atingigr sucesso e poder. É o tipo de pessoa que busca desenvolver projetos grandiosos e a sua destreza está em administrar com eficiência e pulso firme. Capaz de passar por cima de tudo e de todos para obter o que deseja e, quem tem o 8 na Expressão, não mede esforços e nem palavras. Por isso é importante aprender a respeitar as limitações das outras pessoas e não exigir delas além do que podem. Pede-se que seja mais tolerante nas relações familiares e no amor. As profissões que o atraem são as de economista, corretor, executivo, magnata do comércio, construtor ou proprietário de navios e estradas, industrial, comprador ou vendedor em grande escala, diretor de empresa, consultor, promotor, diretor de jornal, especialista em mercado, ou qualquer função relacionada à navegação ou ao transporte. Seus aspectos negativos são amor ao poder e a maneira como desperdiça energia, evite muita ambição com fortuna material e a sua exigência de reconhecimento.Muito Prazer: Dante Florentino Santos Machado
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Barriga à mostra!
Não me preocupo com a estética... me preocupo com minha saúde e com a qualidade de vida que estou oferecendo ao meu pequeno príncipe! Me alimento bem...como brócolis, fígado, repolho, abóbora seja lá o que for necessário.. faço isso por nós dois para que eu fique forte e para que ele fique saudável!Estou feliz novamente! Sou mãe de novo!
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
CHUTES E DENGOS
Estou me sentindo bem com a gestação quase naõ sinto nada demais... E agora msis que nunca com ele crescendo e se movimentando sinto-me realmente grávida!
É muito mágico saber que tem uma pessoinha lá dentro de você.. que todos os seus órgãos internos, àqueles que nunca enxergamos, logo eles estão compartilhandode um espaço com seu bebê. Meus rins, fígado, pâncreas, intestinos, últero, óvarios, trompas... é uma galera ao lado do meu bebê e eu daqui de fora com todos os dedos, braços, bocas, olhos sem poder ver, tocar..pegar nele... Tudo ao seu tempo.. agora é um período "in"... depois terei meu período "out"!
Após refletir sobre essa temporada que meu filho fica dentro de mim entendi o porque de quando acontece alguma coisa de ruim com um filho a mãe sente dores pelo corpo todo.. como se ele estivesse se dilacerando.... Só pode ser uma reação de todos os órgãos internos e externos que tiveram uma convivência tão profunda com o filho que se rebelam, sentem a necessidade de proteger aquele ser que conviveu tanto tempo lado a lado com todo mundo lá dentro de voce que é mãe!
Maluquice, mas faz sentido!
Bom, agora que já divaguei..vou trabalhar....
Estou fazendo hidro e meu bebe tá gostando.... ( eu acho)
Bjussssssssssss
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
21 semanas e 2 dias
Isso antigamente se referia ao 5º mês de gravidez, atualmente se conta pelas semanas e é muito tudo meio confuso. Enfim, minha barriga já esta visivelmente grávida!
Continuo fazendo tudo que sempre fiz.. quer dizer, quase tudo... o que tenho sentido falta são meus saltos altos.. é horríve usas sandálias baixas e ainda por cima se sentir gorda e barriguda. rsrsrs
Mas, pra falar a verdade, já me acostumei. A emoção que toma conta da gente na gestaçaõ nos faz esquecer um monte de bobagens, tipo.. salto alto.
Sinto meu bebê mexer ...só eu sinto...ninguém consegue sentir apenas tocando minha barriga... ess momento é só meu... rs ( que egoísmo hein?)
Bom.. já comprei várias coisas para meu filho ... adoro azul e estou me realizando com as roupinhas azuis muito fofas.
A grande dúvida agora é quanto ao nome do nosso bebê. O pai quer que seja Artur, seu nome. Eu acho lindo o nome mas, sinceramente não queria dar um nome já existente, queria que ele tivesse o nome dele e não o nome do pai dele. Ele ter´asua própria identidade, sua personalidade e seu próprio nome!
Diga-se de passagem que Artur é o "pai" e o 'marido"...e acredito que se fosse para eu lhe homenagear... a homenagem que eu poderia lher dar era ter esse bebê.. Um bebê so nosso, um bebê na nossa idade, com nossas experiências, com nossos valores, com nosso amor. Se há uma homenagem essa foi de Deus que nos abençoou com essa surpresa. Acredito que esse bebê tem um propósito! Ele é o ápice da minha relação com Artur, ele é o dengo de Marianna, ele chegou para reaproximar minha família.
Ele está aqui para me desacelerar e me fazer rever todos os anos de maternidade que vivi com Marianna. E que bom que ela está por perto para me ver aprendendo novamente, exatamente como foi quando ela nasceu.
Meu bebê é muito amado e desejado por todos. Minha mãe ficou muito alegre em poder estar conosco e compartilhar desse momento na minha vida!
Por isso e por várias razões queria dar um nome especial, pensado, planejado... um nome que ele gostasse de ser chamado... o nome de Artur é lindo... mas é dele e eu adoro dizer o nome do meu marido.. por achar bonito como ele... Vamos pensar mais um pouco e depois decidiremos.
Não quero deixar de colocar Artur e magoar meu amor... jamais..... quero que entremos num concenso.... vamos ver....
Hoje começo a fazer hidroginástica.. nao posso ganhar muito peso...a minh amédica já pegou no meu pé... vou me cuidar e cuidar muito bem do nosso bebê!
Novidade maravilhosa.... Dudu foi lá em casa hj cedo... ele e Pio... Estou feliz da vida.... Deus é Pai...nunca duvidei disso.....
Obrigada Senhor por tantas alegrias!!!!!!!!!!!!!!
domingo, 20 de julho de 2008
Surpresa!
Saber que Deus é poderoso e te concebeu a felicidade de ser mãe é um fato. Já tive a emoção de saber que gerava uma vida e depois tive o maior prazer do mundo que foi ver essa criatura de Deus tomando uma forma de pessoa e de criança e de minha filha. Isso foi há quase 20 anos.
Naquele tempo a ultra-sonografia não era tão acessível como é atualmente, hoje se faz até pelo SUS, há 20 anos, no interior da Bahia e pelo INAMPS isso não existia e eu não fiz nenhuma enquanto esperava minha primeira filha. Que sabia o sexo por dedução. As emoções eram por conta do chutes e mexidas que Marianna fazia na minha barriga.
Marianna nasceu de parto cesariano às 23hs e 10m. Tudo transcorreu muito bem e fui mãe aos 20 anos de uma linda garota. Tudo era uma grande novidade às vezes me assustava e outras me surpreendiam, eu mesma ficava surpresa como minha capacidade de cuidar de uma criança.
Hoje quase 20 anos depois me descubro grávida na véspera de uma cirurgia tão esperada de lipoaspiração do abdome e pneuzinhos, presente do meu marido no meu 40º aniversário!
POSITIVO! de novo! Estava grávida. Cirurgia suspensa! Susto e angustia! Turbilhões de sentimentos e emoções. O mundo parecia ter parado de girar para me olhar e me perguntar: o que foi isso Márcia?
E eu não sabia responder. Grávida, eu?! Impossível!
Não. Não era impossível e foi então que aos poucos, bemmmmm aos poucos consegui assimilar a idéia e confessar ao mundo que estava grávida!
Hoje estou com 4 meses de grávida e me sinto bem melhor. Descobrimos pela ultrason que meu bebê é um menino, e assim como da gravidez de Marianna eu já sabia que era um garotinho Pura "dedução", pois em convicções sou péssima.
Nestas duas últimas semanas comecei a senti-lo vibrar dentro de mim... e é uma sensação indescritível.... muito gostosa mesmo.
Já estou pesquisando os nomes possíveis e já estou arrumando o seu enxoval. Parece que agora tudo está se encaixando e sinto que precisava ser mãe mais uma vez. Talvez no meu íntimo eu ainda tivesse esse desejo por isso não me preveni mesmo com toda a indisposição..quem sabe? Coisas do inconsciente!
Artur está feliz, mas sei que está assustado também... Essa gravidez muda muita coisa nos nossos planos, porém e mais importante que nossos planos sabemos que são os planos de Deus e se Ele me deu mais essa benção só posso agradecer e honrar a confiança que esta me dando.
Meu bebê vai ser um garotinho muito amado, desejado e esperado.
A única coisa que me deixa um pouco triste ainda é não poder compartilhar esse momento com minha irmã e meu sobrinho... Minha família, queria minha família toda reunida num momento como esse!
Mas, sei esperar o tempo de Deus!
quarta-feira, 2 de julho de 2008
segunda-feira, 30 de junho de 2008
DIVAGANDO devagar
Penso em escrever sobre coisas e fatos que nada tem a ver com a minha vida. Outras vezes sobre mim.
Hoje por exemplo estive pensando no porquê da minha insônia. Por que tantos pensamentos rondam minha mente e me impedem de dormir já que gosto tanto de dormir.
Já fiz terapia uma vez e me foi dito que o pior tipo de pensamento é o pensamento ruminante.
Olha o que encontrei sobre esse pensamento e que se encaixa perfeitamente naquilo que quero dizer: " Quase todos nós somos acometidos por pensamentos ruminantes em algum momento de nossas vidas. Problemas em família, discussões no trabalho e situações aparentemente sem solução impulsionam nossa mente a funcionar incessantemente e de forma repetitiva. É como se entrássemos numa roda de hamsters e nos puséssemos a rodar.Isso mesmo, é como se o pensamento obsessivo rodopiasse em nossa mente formando um turbilhão mental incessante, fazendo-nos rever uma mesma cena interminavelmente, encontrar respostas maravilhosas que na hora H não nos ocorreram, imaginar atitudes que não fomos capazes de ter, rever um olhar crítico que nos foi dirigido durante a reunião no trabalho, ou então, lembrar seguidamente de uma frase irônica dita a nosso respeito. Enfim, argumentamos e contra-argumentamos sem dar tréguas à nossa mente.Este processo mental obsessivo e descontrolado normalmente acarreta efeitos desagradáveis:- falta de paz de espírito- insônia- sono interrompido por pensamentos- incapacidade de acompanhar um diálogo real por estar travando um outro diálogo internamente- cansaço mental- esgotamento- sensação de cabeça cheia- dor de cabeça- dificuldade de concentração no aqui e agora"(Por Laura Fonseca)
E que pensamentos são estes que têm me tirado o sono?
Bom, poderia enumerar alguns nos últimos meses, entretanto, tem um que mais me assusta.
Penso no meu presente. É no meu estado presente, nem passado e nem no futuro, no presente.
Hoje. Agora. Grávida.
Vejo as coisas acontecendo em minha vida e é como se eu estivesse sentada só observando...
Sinto que muitas coisas vão mudar e nao me sinto preparada para tantas mudanças.
Precisava ter tido tempo... quanto tempo mais que quase 20 anos pra me preparar? Que loucura é essa?!
Precisava encarar que sempre desejei ter outro filho? Sim. Já tentei encarar e já me lembrei de algumas vezes pensando e sonhando com essa situação. Mas, sabe aquela sensação de que tal coisa ou fato jamais te aconteceria novamente. Cheguei a pensar uma vez que eu naõ merecia tamanha benção, veja só? Por que não mereceria se fui uma boa mãe para minha filha?
Elocubrações = pensamentos internos.
Amo essa criança que cresce em meu ventre. Sinto-a e não consigo conceber a idéia de não ter mais "esse momento" na minha vida.. algumas vezes pensei: e se por alguma razão eu a perdesse, sei lá por que motivos, tenho 40 anos, etc....? O que eu faria....? Hoje, juro que eu iria querer engravidar novamente, não iria me sentir aliviada ou menos preocupada...esse espaço de ser mãe novamente foi aberto e não consigo me ver mais sem esse momento... Teria outro filho, engravidaria e se naõ conseguisse eu adotaria um bebê, porque ser mãe hoje, neste momento presente faz parte da minha vida e assim sou feliz.
Deus me abençõe e abençoe meu filho ou filha.... ele já é razão suficiente para eu ser quem sou: A MULHER E MÃE MAIS FELIZ DESTE MUNDO!
sexta-feira, 20 de junho de 2008
O poder do toque.
Por que algumas pessoas são ariscas ao toque?
Por que eu sou arisca?
Sempre fui considerada pelos meus amigos uma pessoa arisca. E o que vem a ser uma pessoa arisca? Arisca é aquela pessoa que se esquiva de toques e que não gosta muito de contatos físicos (fora de um contexto é claro?)! Eu sou muito comunicativa e gosto de estar com meus amigos e amigas o que não gosto muito é de chamegos, alisamentos e beijos jogados ao léu. E todos sabem disso, alguns estranharam um pouco, outros tentaram forçar a barra algumas vezes e outros já sabendo, não ficam me pegando o tempo todo. Confesso que algumas vezes queria ser mais carinhosa com relação a tocar nas pessoas, mas a resistência é mais forte que esses lapsos de vontade e continuo seguindo igual..sem toques. Associo esse meu jeito a maneira como fui criada. Minha mãe e tão pouco meu pai foram de muito chamegos. Cresci aprendendo a respeitar, a ouvir, a conversar e a entender que muita “lambeção” como diz minha mãe não é sinônimo de amar mais ou amar menos. E também confesso que nunca me considerei carente de amor mesmo não tendo esses contatos físicos todo que vejo hoje em dia entre minhas amigas e entre mães e filhos(as). Penso que Marianna sofre um pouco com esse meu jeito e, por diversas vezes, por ela, eu tentei melhorar um pouquinho e faço um dengo aqui e outro ali. Ainda assim acho que ela sente falta. Tento suprir essa minha falha de outra maneira, sendo compreensiva com as dormidas dela na casa do namorado e vice-versa, deixando-a viajar sozinha, demonstrando confiança, sendo um pouco amiga ao invés de puramente mãe. Bom, onde quero chegar com tudo isso? Na minha gestação aos 40 anos.Trabalho em uma empresa que 80% do quadro é formado por mulheres, 60% são minhas amigas além de colegas de trabalho e a grande maioria tem respeito ou admiração por mim. Dito isso, quero registrar que são várias mulheres o dia inteiro me encontrando e falando as seguintes frases: “ Bom dia mamãe”, “ E ai, barrigudinha? Td bem?” “ Nossa! A barriga já esta aparecendo!” etc etc etc .E eu acabei de completar três meses.( kd a barriga?) Sem falar nas demonstrações de carinho, ou seja, me alisam, passam a mão na minha futura barriga, me param e ficam me admirando como se eu fosse um ET.... Isso tudo é muito engraçado e estranho. Por mais que eu queria parecer simpática sinto que minhas caras e bocas me traem e fico rindo de canto de boca. Não é que me incomode esse carinho todo, mas é que o meu jeito natural de ser está sofrendo e em conflito. Preciso deixar de ser tão arisca. Preciso me deixar levar e aprender que abraçar, tocar o outro pode ser prazeroso. Mas preciso dizer também é difícil para uma mulher como eu! Espero conseguir vencer mais essa etapa na minha vida! Aprender! Mais e mais a cada dia e me tornar um ser humano melhor. Quero suprir meu bebê de atitudes que não fui capaz de oferecer a Marianna porque sei que pelo pai, pela irmã e pelas tias esse bebê será muito tocado, acariciado e eu não quero ficar de fora desta vez ! Desejo que eu aprenda tanto que vença as barreiras com Anna, com minha mãe e com minhas amigas e amigos que amo tanto!
Tudo ao seu tempo!
Márcia Santos - Junho/08
quarta-feira, 18 de junho de 2008
AMIGOS PARA SEMPRE! UMA PEQUENA AMOSTRA!
domingo, 15 de junho de 2008
Amizade, para que serve mesmo?
Para nos fazer crescer, para nos mostrar nossas fraquezas.
Serve também para nos deixar a vontade, para que possamos ser nós mesmos sem reservas.
Ter amigos significa ter amor de graça e incondicional.
Meus amigos fazem parte da minha vida e são como partículas do que me tornei ao longo dos anos em que convivo com cada um deles.
O que poderia falar de cada um desses representados pela foto acima?
Começando por Tan. Essa é uma figura rara, melhor dizendo, raríssima. Tan apareceu na minha vida em 1994 quando eu estava procurando um lugar para morar. Ela era conhecida de Jackeline, amiga minha de Jequié que morava aqui em Salvador e que me deu a mão quando precisava me re-estabelecer. Fomos morar todas juntas: eu, Jack, Tan, Inês Marisa e Vânia. Todas vindas do interior e buscando oportunidades na capital. Morávamos em Ondina no Edf Ondina Surf, nem preciso dizer que era perto da praia. Dividíamos o mesmo quarto eu e Jack que era mais chegada a mim que as outras. Foram meses maravilhosos e divertidíssimos os que passamos juntas. As meninas todas solteiras desbravando as noites em Salvador. Na época Tan já era uma perua total. Trabalhava em uma loja como vendedora, mas detestava trabalhar como tal. Tan nasceu para ser rica é toda chique, adora comprar coisas e adora organizar uma casa. Adorava roupas de marcas e perfumes franceses e os tinha, não me perguntem como?! Eu a achava hilária, totalmente despreocupada com a vida. Aliás, eu era a única que tinha com o que me preocupar ( eu já tinha Marianna). Enfim, Tan era uma figura porque Jackeline vivia perturbando-a com relação às contas que ela de algum jeito honrava.... Porém, dias vão, dias vêm e nem me lembro bem Tan voltou par Santo Antônio de Jesus e passou uma temporada por lá. Nesse meio tempo, mudei de apartamento e fui morar sozinha, do outro lado da rua no Edifício Pedra da Sereia. O mundo deu voltas e Tan acabou me procurando um dia lá no meu trabalho, estava deprimida e angustiada, nada dava certo para ela e foi então que com o meu jeito compreensiva a ajudei com minhas palavras nada suaves e realistas. A partir de então eu sabia quem era e como era Tan e ela a mim e nossa amizade se fortaleceu dentro do maior respeito pelas diferenças. Tan voltou a morar comigo e nunca mais conseguimos nos afastar muito tempo. Hoje ela mora na Suíça e tem uma filha que é minha afilhada. Sou amiga e irmã de Tan. Somos confidentes e confiantes .... Já rimos e já choramos muito juntas por inúmeras razões.. O mundo parecia não compreendê-la e às vezes só ela em seus devaneios conseguia me compreender também. Ainda hoje puxo suas orelhas de vez em quando, pois Tan é uma eterna sonhadora e romântica, e de uma coisa tenho certeza ela não vai mudar nunca!
sábado, 14 de junho de 2008
FRAMBOESAS FRESCAS?
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Saudades....
Hoje em especial estou sentindo uma saudade diferente! Uma saudade de minha mãe, da minha irmã, do meu pai, do meu irmão Beto... Acho que estou com saudades da minha casa em Guaianases, na Rua Vicente Diório , 204. Saudade do cheiro da loção de barbear (barata) do meu pai.. saudade de passar a mão nos frisos da colcha de chenile de minha mãe... saudade de correr no quintal atrás do Beto para emurrá-lo por ter me pertubado com algumas de suas peraltices.... Saudade de ver Cris sentadinha sobre uma toalha na frente do quintal tomando um solzinho matinal... uma carinha tão fofa e os cabelos cheios de cachinhos dourados ao sol. ela ficava pegando as pedrinhas e atirando em mim e no Beto. Saudade de ganhar os 10 centavos de meu pai para lavar o seu fusca verde. Saudade de subir no pé de ameixa e colher algumas madurinhas... Posso sentir o cheiro das folhas...posso sentir o medo de cair lá do alto.... e posso ver a casa de D. Nenzinha, com um árvore muito maior e com muito mais ameixas maduras.Mas, quem ousaria subir no telhado, correr o risco de quebrar um telha e levar a maior surra de mãe.
Posso sentir o frio de dentro de casa das manhãs de inverno... o cheiro do café da D. Nide e a pia cheia de louça pra eu lavar, faça sol ou faça chuva. Meu Deus, e eu era tão pequenininha, tinha até um banquinho para alcançar a pia....Sinto saudades da mesa grande de fórmica branca, usada tanto para as refeições quanto para os cortes das costuras de minha mãe.
Posso sentir o cheiro da minha casa, da minha infância. Posso sentir o sabor das tubainas, o frio do saquinho de leite gelado que trazia da padaria. Posso ouvir os assovios do meu pai cantarolando alguma coisa enquanto mexia e remexia nas suas ferramentas na garagem... Posso ouvir o barulho da overloque de minha mãe que vem do fundo do quintal... ouço até seu grito me chamando: "Marcinha, me trás um café ... quente viu?!.....
Éramos uma família normal, morávamos no subúrbio, longeeee...mas éramos felizes.... posso sentir os resquícios dessa felicidade até hoje quando me permito sentir saudades, quando me permito ficar com um nó na garganta ao me perguntar hoje: Onde está minha Pio.. onde está meu pai... cade o Beto... ??? Só restou- me minha mãe. Poderosa, forte e insubstituível.
Minha mãe! Essa nunca se afastou de mim, essa sempre vivenciou todos os outros momentos da minha vida que também sinto saudades...Porque todos os anos que se seguiram desde a minha infância minha mãe estava ali. Atriz principal e eu coadjuvante dos seus ensinamentos e da sua sabedoria em conduzir a vida.
Aprendi a ser uma pessoa melhor porque tenho a mãe que tenho. Porque não dei valor a ela apenas após ser mãe, mas desde quando me descobri gente e percebi que só sou alguém porque tive D. Nide como mãe.
A saudade vai me acompanhar durante muitos anos, as lembranças vão mudando de casa, de cheiros, de rostos...mas nunca de valores. Para mim Pio vai ser sempre minha irmazinha, Beto sempre o trapalhão, meu pai sempre meu herói ( aposentado) mas meu herói e minhas lembranças serão sempre meu maior tesouro.
Cenas dos próximos capítulos: Márcia e seu bebê.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Rever as origens!
Um foto demonstra toda alegria em rever os primos e primas!
domingo, 18 de maio de 2008
Grávida, aos 40 anos!
Grávida e silenciosamente apavorada!
Grávida e feliz! Feliz com crises de pânico!
Estou morrendo de medo. Não da gravidez pois´já estive grávida antes, mas com medo da responsabilidade, do compromisso, da dedicação, da atenção e de tudo o mais que terei de despreender para o meu bebê.
Os anos nos ajudam em muitas coisas, nos tornam mais experiêntes, maduras, responsáveis,e tc... mas também nos tornam mais egoístas, mais livres, mais independentes... e agora? Após tantos anos tentando conquistar minha liberdade de ir e vir, e voltar e ficar e fazer o que bem entendesse, após todos os discursos sobre minha escolha de vida...me pego grávida, com 40 anos, com uma filha de 19 anos, com um marido que mora no RJ, com várias crises existenciais ainda, que não terei mais tempo e nem oportunidade de agravá-las, terei mais o que fazer. Terapia forçada de pense mais no próximo que em voce mesma!
Claro e tenho certeza que vou me adaptar. Acho que no fundo da minha alma sempre quis ter um monte de filhos, só nasci desprovida de duas coisas, dinheiro e paciência!
Nunca acreditei que pudesse engravidar novamente e continuo acreditando, mesmo após ver a ultra-sonografia..é como se tudo isso que está acontecendo~não fosse comigo.. como se eu estivesse sonhando...
Preciso aterrizar e pela primeira vez na minha vida assumir uma coisa de corpo inteiro. Vou ser mãe, tenho um marido e uma famíli para cuidar e administrar e ponto!
Sou muito feliz com tudo que tenho e pelo que sou, ou que me tornei. Amo meu marido, amo minha filha e amo esse bebê.
Vou me empenhar ao máximo para fazer diferente.
Só peço que Deus me ajude, acalme meu coração e tire esse medo enorme que cresce em mim..me gritando ..vc nao vai conseguir!
Eu vou conseguir....
Depois escrevo mais, o enjôo me pegou agora.......................
Bye
sábado, 12 de abril de 2008
Quem é Márcia Santos?
Sou uma mulher. E hoje me sinto mais mulher que antes. Hoje sou uma mulher completa. Sou uma pessoa que viveu 40 anos e que tem mãe e pai vivos, que tem dois irmãos, que tem três sobrinhos, que tem tias e tios, primas e primos, amigos e amigas, muitos conhecidos, que tem um namorado que é amigo, marido, companheiro, amante, que tem uma filha adulta, linda, saudável, inteligente, única e mais próxima.
Sou uma mulher que conseguiu um nível superior na educação, que está a caminho de uma pós-graduação num curso que ajuda nos relacionamentos com Gente, gerir pessoas. Sou uma mulher que tem um trabalho, que faz o que gosta, que tem uma casa, que tem até um carro, tem uma faxineira, mulher que se cuida, que malha, que faz as unhas e cuida dos cabelos num salão de beleza onde servem capuccino, sou uma mulher que têm vários livros, inúmeros Cds, que tem TV a cabo e micro-0ndas. Sou uma mulher que toma Smirnoff Ice. Sou uma mulher que tem momentos de solidão sem nunca se sentir sozinha, que vai ao cinema e ao teatro, que curte shows. Sou uma mulher que tem orkut e que bate papo no MSN, que encontrou o grande amor da sua vida no Par Perfeito.com.br, que já viajou para os EUA, que foi a Disneylândia, que tem amigos internacionais. Sou uma mulher que viaja de avião, na maionese, nos sonhos, mas não gosta muito de viajar de carro.
Tenho pressa sem ser ansiosa. Sou uma mulher agitada e animada. Sou uma mulher feliz. Feliz com o que tenho, tranqüila com o que não tenho, sou uma mulher que vive todos os momentos com ênfase, com intensidade e sem grilos. Sou uma mulher que não gosta de brigar, mas que pede desculpas, que brinca com as chatices da vida. Sou uma mulher que conversa muito e não tem muita paciência com conversas fiadas, sou uma mulher que tem uma opinião, e que às vezes expressa, outras omite. Sou uma mulher que mesmo sendo extrovertida adora ficar introspectiva, "eu comigo mesma". Sou irritável e às vezes (que digam minhas amigas) irritante. Sou companheira e dedicada. Sou uma mulher que ama sem palavras, que toca sem dedos, que sente sem lágrimas. Sou amor, sou pura alegria, sou energia. Tenho preconceito de ter preconceitos, sou normal. Peco e peço perdão, não desanimo e não me arrependo, tenho feeling, mas me falta a culpa. Tenho razões mais fortes que as emoções e emoções que me fazem perder a razão. Sou ativa, sou de peixes, algumas vezes a cabeça está para um lado e outras para o outro...eu não sou ciumenta e nem possessiva. Sou inteira e intensa. Não sei ser menos e nem mais que eu mesma. Minha medida me deixa em paz. Minha cabeça e meu coração me guiam.
Sou uma mulher, mãe, amiga, irmã, filha, pessoa, criatura que tem e teve muita sorte e que graças a tudo que já vivi e a todos que cruzaram meu caminho me tornei assim: Márcia Santos.
domingo, 6 de abril de 2008
Como se comportar quando se completa 40 anos?
Percebe-se que algo se transforma dentro de nós ao completarmos 40 anos. O primeiro pensamento que me veio à mente foi: Agora estou exatamento na metade da minha vida, isso significa que já vivi 40 anos..e de tudo que fiz, pelo meu raciocínio ainda me restam mais 40 + ou -, ou seja, tudo de novo para viver. Como vivi bem todos os 40 passados, ainda tenho muita coisa para viver, muitas experiências par adiquirir e, acredito que com as que já tenho, vivenciarei mais e melhor tudo que a vida ainda tem para me oferecer.
Descruzei os braços, me liguei nas coisas saudáveis que até hoje pude relevar.. Sou uma nova mulher, sou uma mulher repaginada pronta para novos e grande desafios. Estou quebrando meu bico.
Com a história que apresento abaixo sobre a superação da Àguia ao chegar aos 40 anos, dá para se ter bem uma idéia com o que devemos realmente nos preocupar ao completar 40 anos.
“A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie.
Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela tem de
tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos ela está com as unhas
compridas e flexíveis, já não consegue agarrar as suas presas, das quais se
alimenta; o bico alongado e pontiagudo curva-se, apontando contra o peito; as
suas asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar
torna-se muito difícil.
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer ou
enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Este
processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se num ninho
próximo a um paredão, onde ela não necessite de voar.
Após encontrar esse
lugar, a águia começa a bater com o bico numa parede até conseguir arrancá-lo.
Depois espera até nascer outro, com o qual vai arrancar as unhas. Quando as
unhas novas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas e só depois
de cinco meses é que sai para o famoso vôo de renovação e para então viver mais
30 anos.
Na nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo
e começar um longo processo de renovação. Para que continuemos a voar em vôo de
vitória, devemos desprender-nos de idéias, lembranças, conceitos e de outras
tradições que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado é que
poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Somente
livres do peso do passado é que podermos abrir-nos para novas aventuras que nos
levarão à vida.” ( autor desconhecido)
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
CAMINHOS E ESCOLHAS ...
Devemos sim, viver a vida sem nos preocuparmos tanto com os "porquês" e nem os "Praques". Devemos aproveitar o instante divino que temos, um momento, um dia, uma noite, uma hora, uma emoção inesquecível, às vezes irreproduzível, ou seja, única.
Imagine o momento que está vivendo e não se esqueça que você é a dona e única responsável pelas suas escolhas. Aproveitar um momento e não se sentir presa é uma escolha, curtir as oportunidades que a vida coloca na nossa cara é uma escolha, arriscar tudo por um encontro, é uma escolha. Tudo na vida é uma escolha, então escolha ser feliz, ser livre para fazer o que bem entender e o que seu coração mandar. Um dia pode ser nada para muita gente, para outros um dia é "o dia" e este dia será lembrado para o resto da vida. Logo, percebemos que "tudo" na nossa vida ou "depende" ou é "relativo", o que é bom para um pode não ser para o outro. O que me faz feliz talvez não te faça. Conselhos são bons para nos apontar caminhos, mas nunca para nos dizer onde devemos ir, isso só a gente decide, ou melhor, escolhe.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Quando o amor é mais forte que tudo e maior que tudo!
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Palavras
As palavras expressam nossos pensamentos, nossos sentimentos. Algumas vezes dizemos coisas que nunca imaginamos, mas quando a emoção chega aflora a comunicação esta se realiza e as palavras são ditas. Quantas vezes magoamos, ferimos as pessoas, porque queremos mesmo, e depois que observamos o estrago que aquelas palavras fizeram utilizamos outra que muitas vezes suponhamos ser mágica: Desculpas.
Era só isso que tinha para escrever hoje, antes que as palavras saltem da minha boca e acabe dizendo o que não quero, ou melhor, o que não pretendia.
Hoje eu quero silenciar meus pensamentos.